OFERECIMENTO:
Montenegro - Sbado, 07 de Julho de 2018 - Hora:08:00

Aprovado empréstimo de R$ 3,2 milhões para a compra de máquinas

Projeto do financiamento gerou muita discussão entre vereadores

Parte dos veículos que estão no “pátio” da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos deve ir para leilão /ACOM/Prefeitura

Em sessão solene realizada na noite da última quinta-feira, após um mês de análise, foi votado o projeto em que o prefeito Kadu Müller pedia autorização da Câmara de Vereadores para abertura de um crédito especial de R$ 3,2 milhões para contrair um financiamento bancário visando à compra de máquinas, veículo para a saúde e computadores. Após muita discussão, o empréstimo foi aprovado por 6 votos a 4.

Dois dias antes, na terça-feira, os dois projetos, referente a solicitação de financiamento, foram tratados na Comissão Geral de Pareceres (CGP), inclusive com a presença de representantes do Banco do Brasil para falar sobre o empréstimo. O financiamento deverá ser de cinco anos com juros em torno de 0,83% mensais. Já durante a sessão, os vereadores se revezaram nas manifestações. De um lado o grupo que destacou a necessidade de novas máquinas para a melhoria das estradas, computadores para escolas e veículo para transporte de pacientes. Do outro a preocupação com o endividamento do município em época de crise econômica e a possibilidade de recuperação das máquinas e veículos que estão parados na Prefeitura. Após a discussão, seis vereadores votaram favoráveis ao empréstimo – Joel Kerber (PP), Josi Paz (PSB), Talis Ferreira (PR), Rose Almeida (PSB), Valdeci Castro (PSB) e Juarez da Silva (PTB). E quatro foram contrários: Neri Pena “Cabelo” (PTB), Cristiano Braatz (MDB), Erico Velten (PDT) e Felipe Kinn da Silva (MDB).

Conforme o prefeito Kadu Müller (Solidariedade), as novas máquinas e veículos vão permitir um melhor atendimento à comunidade. Agora tem a tramitação da documentação para análise do Banco do Brasil e a realização da licitação. Por isso a compra e chegada das máquinas ainda deve demorar alguns meses. A lista inclui motoniveladora (patrola), escavadeira, trator, caminhões (basculante toco e hidrojato), capinadeiras, máquina de pintura, duas van de 15 lugares para o transporte de pacientes e 40 computadores para escolas.


Recuperação de máquinas
Sobre a denúncia do presidente da Câmara, Erico Velten, de que 51 máquinas e veículos estariam parados no pátio da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos, o prefeito Kadu Müller afirmou que isso já ocorre faz algum tempo.

Admitiu que o número aumentou em razão das dificuldades financeiras da Prefeitura, que não tinha recursos para o conserto e o município estava sem crédito. “Assim que puder estas máquinas vão voltar a operar. Em 60 dias a maior parte não estará mais parada”, garante.

De acordo com o secretário municipal de viação e serviços urbanos, Jackson Oliveira Santos, o “Jacó”, todos os veículos estão devidamente organizados e identificados, alguns deles aguardando processo de leilão. Ele ressalta que existe uma Comissão de Bens Inservíveis, cuja atribuição é analisar e classificar os bens como aptos, ou não, a ingressar no sistema de leilão. Ele informa que 14 veículos leves serão entregues funcionando assim que forem efetivadas as devidas manutenções. Já quanto às máquinas, o secretário afirmou que estão com processos abertos e em fase final de licitação para os serviços de manutenção necessários. E diz que as chamadas “máquinas chinesas”, entre elas duas patrolas, não podem sofrer qualquer tipo de intervenção porque estão em processo judicial.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital