OFERECIMENTO:
Pelo Vale - Quarta-Feira, 11 de Julho de 2018 - Hora:08:00

Bispo emérito Dom Paulo De Conto comemora 50 anos de sacerdócio

Na sexta-feira terá missa na Catedral e depois jantar de confraternização

Dom Paulo foi o primeiro bispo da Diocese de Montenegro | Reprodução/FN

Neste mês de julho, o bispo emérito da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, comemora 50 anos de ordenação sacerdotal. Para celebrar a data, será realizada no próximo dia 13 de julho, sexta-feira, dia exato do aniversário de ordenação, uma missa solene na Catedral São João Batista, em Montenegro, às 19h. Logo após, será servido um jantar de confraternização, no Salão Paroquial. Os ingressos são limitados e todos os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Paróquia São João Batista de Montenegro (telefone 3632.1196 / secretaria.psjb@yahoo.com.br) para fazer a reserva e a compra. Cada ingresso dá direito a uma camiseta exclusiva.

Já no dia 19 de julho, quinta-feira da próxima semana, Dom Paulo De Conto receberá o título de cidadão montenegrino, em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Montenegro, às 18h. O título também é uma homenagem do município ao aniversário de ordenação e um reconhecimento por toda a contribuição de Dom Paulo à cidade de Montenegro, onde foi o primeiro bispo.

No último domingo, dia 1º de julho, Dom Paulo celebrou seu jubileu de ouro de ordenação presbiteral com a comunidade natal, Jacarezinho, de Encantado. Mais de 1,2 mil pessoas participaram do evento. Após a missa celebrada na igreja da Comunidade São Carlos, houve almoço festivo, com a presença da Orquestra Municipal de Encantado. A homenagem foi promovida pela comunidade local. Familiares e amigos do bispo, empresários do município e centenas de católicos fizeram doações e colaboraram na organização. Um bolo com mais de 180 quilos foi servido aos participantes.

Desde pequeno senti o chamado de Deus e pensava em ser padre. Entrei no seminário com 11 anos de idade e há 50 anos recebi a ordenação sacerdotal em Encantado. Esses 50 anos para mim falam muito. Louvo e agradeço a Deus pelo dom do sacerdócio e pelo episcopado. Por isso quero celebrar estes 50 anos”, afirmou Dom Paulo.

Trajetória

Paulo Antônio De Conto nasceu em 12 de outubro de 1942, em Jacarezinho, município de Encantado, sendo o quarto dos 12 filhos do casal Rosina Francisca Pretto De Conto e Pio Luiz De Conto. Aos seis anos de idade o menino Paulo começou seus estudos, em uma escola da comunidade, ao lado da Igreja. Estudou lá até os 11 anos, quando ingressou no Seminário em Arroio do Meio, permanecendo até concluir o ensino fundamental. Depois, foi para o Seminário de Gravataí, onde cursou o ginásio e o científico. Então, durante sete anos, esteve em Viamão, onde fez as faculdades de Filosofia e Teologia, dentro do seminário. Depois de ordenado padre, Dom Paulo começou sua atuação pastoral em Rio Pardo, como vigário paroquial, foi pároco em Pantano Grande, pároco da Paróquia da Conceição, em Santa Cruz do Sul, pároco na catedral de Santa Cruz do Sul, reitor do seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre e Vigário geral da Diocese de Santa Cruz. Em 1991, foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso. Dom Paulo foi ordenado bispo em 15 de setembro de 1991 e logo depois tomou posse em Cáceres, onde ficou durante sete anos, quando foi transferido para Criciúma/SC, para ser o primeiro bispo daquela Diocese. Lá permaneceu por 10 anos.

Em 2008 Dom Paulo chegou ao Vale do Caí para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015 foi nomeado pelo papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante 6 meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro. E desde outubro de 2017, é o bispo emérito da Diocese de Montenegro, tendo sua renúncia aceita pelo Papa Francisco, em função de alcançar a idade de 75 anos.

Quando chegou em Montenegro, Dom Paulo anunciou que a região teria a Diocese da Alegria. E assim contagiou a todos com sua simpatia e alegria, nos 32 municípios formados pela Diocese. Ele segue morando em Montenegro e bastante atuando. “Coordeno no Rio Grande do Sul todos os padres em cursos, encontros e retiros”, diz. Como também trabalha junto aos bispos eméritos, muitos deles enfermos, costuma viajar pelo país. “Estou trabalhando mais do que antes”, compara, sempre sorridente.

 

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital