OFERECIMENTO:
São Sebastião do Caí - Sábado, 11 de Novembro de 2017 - Hora:08:00

Caí, uma cidade cosmopolita

Sehigne e Cheick voltavam de um evento religioso em São Leopoldo, vestindo roupas típicas do seu país

/Renato Klein/FN

Sehigne Fall e Cheikh Dia são primos e nasceram no Senegal. Sehigne veio para o Caí há dois anos e meio e trabalha na Oderich. Mas nunca perdeu o vínculo com seus parentes naquele país africano.

Por isso seu primo Cheikh se animou a vir também para o Caí. Ele já está por aqui há um ano e oito meses e trabalha na Agrosul.

Na manhã da última quarta-feira um fotógrafo do Fato Novo encontrou os dois, no centro da cidade, vestidos com suas roupas típicas. Eles haviam voltado de São Leopoldo, onde haviam participado de uma festa religiosa promovida por senegaleses que vivem na região.

Sehigne entende perfeitamente o português e também fala de forma bem compreensível. Seu primo, que está no Brasil há menos tempo, entende bem o português, mas fala com certa dificuldade.

Em compensação, os dois falam muito bem o francês, que é a língua culta falada por pessoas que tiveram uma boa formação escolar no Senegal. País que, no passado, foi uma colônia francesa.

A precária situação econômica e a instabilidade política do país faz com que muitos jovens senegaleses deixassem seu país em busca de melhores condições de vida. Especialmente aqueles que têm um nível social razoável e, diferentemente da maioria dos senegaleses, sabem falar o francês. A maioria das pessoas falam sua própria língua étnica de acordo com a região do país que vivem.

A festa da qual Sehigne Fall e Cheikh Dia participaram se chama Magal Touba e é o principal evento religioso do Senegal.

Ela foi realizada também em Porto Alegre, onde vivem cerca de 200 imigrantes senegaleses.

Diz-se que uma cidade é cosmopolita quando nela vivem ou se encontram pessoas de várias nacionalidades. Hoje, graças à globalização, até cidades pequenas, como o Caí, vão se tornando cosmopolitas.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital