OFERECIMENTO:
Montenegro - Segunda-Feira, 12 de Maro de 2018 - Hora:15:17

Casa para mulheres vítimas de violência começa a ser reformada

Expectativa é de que a partir de maio já possa receber mulheres e filhos

Sala do Comdim foi inaugurada na DPPA | Foto: Prefeitura/ACOM

– Integrando a programação da Semana da Mulher, uma ótima notícia foi divulgada na última quinta-feira, 8 de março, justamente na data que marca a luta das mulheres por mais igualdade e respeito. Durante evento na Central Regional de Polícia, em Montenegro, foi anunciado o início da reforma da casa de passagem que abrigará mulheres da região vítimas de violência e também os seus filhos. O imóvel, pertencente ao Recreo, que já tem um trabalho reconhecido na recuperação de dependentes químicos, fica no interior de Montenegro e não teve o local divulgado para justamente preservar as vítimas.

Conforme a delegada Cleusa Spinato, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, mais a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) de Montenegro, Carliane Pinheiro (Kaká), e Tatiana Furtado, do Recreo, a expectativa é de que a Casa Filhas de Maria já possa estar pronta em maio para começar a receber as mulheres e seus filhos. A manutenção do local, com profissionais de assistência social, psicólogo, coordenadora e demais, além da estadia, depende do apoio dos municípios, que poderão comprar vagas. “Vamos fazer reuniões com as Prefeituras para fechar os convênios para conseguir colocar a casa de acolhimento em funcionamento ainda em 2018”, destaca a delegada Cleusa. “É um espaço maravilhoso. Será uma grande conquista na rede de proteção das mulheres da região”, completa, lamentando que é muito alto o índice de violência contra a mulher no Vale do Caí.


Sede do Comdim

Também na quinta-feira, junto das Delegacias de Pronto Atendimento (DPPA) e da Mulher, foi inaugurada uma sala que será a sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) em Montenegro. A sala poderá ser utilizada por mulheres e homens para reuniões mensais, encontros da Rede, reuniões de Saúde, entre outras.

Kaká lembra que antes as reuniões ocorriam uma vez por mês na Estação da Cultura. Agora o COMDIM passa a ter a sua sede, onde além dos encontros, poderão ser recebidas e passadas informações para as mulheres que necessitarem de atendimento, e mais palestras e outras atividades.


800 agricultoras

Ainda na quinta-feira, um grande evento ocorreu no ginásio da Comunidade Evangélica de Campo do Meio, no interior de Montenegro, reunindo cerca de 800 mulheres da região, além de homens.
O evento foi realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag), Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na programação teve palestra sobre a previdência, principalmente sobre as produtoras rurais, as lutas das mulheres, violência, e outras questões. Também foi servido almoço, além de animação com música e brincadeiras.

A programação da Semana Municipal da Mulher em Montenegro vai até este sábado, dia 10, com eventos diversificados que englobam atividades envolvendo o público feminino urbano e rural como painéis, palestras sobre saúde da mulher e direitos, rodas de conversas e atividades de lazer para toda família. Neste sábado, a partir das 9h, têm atrações na Estação da Cultura, com a exposição “Mulheres”, da Amarti, além de roda de chimarrão, maquiagem e aula de ritmos musicais. (GSB)

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital