OFERECIMENTO:
São Sebastião do Caí - Sábado, 27 de Maio de 2017 - Hora:08:16

Caso as previsões de chuva se confirmem, é grande o risco de enchente na cidade no dia de hoje

É grande o risco de que o rio Caí atinja as áreas mais baixas da cidade

Já na tarde de ontem a Secretaria de Obras estava com tudo preparado para enfrentar a enchente /Newton Schuler/Divulgação

A Secretaria de Obras da prefeitura dedicou-se, ontem, a preparar o socorro a famílias que poderão ser atingidas pela enchente na noite de sexta para sábado.

No meio da tarde o rio estava sete metros acima do seu nível normal e ele crescia a 65 centímetros por hora. A continuar assim, por volta de nove horas da noite o rio já poderia alcançar os dez metros. Nível a partir do qual o rio começa a invadir as ruas da cidade e se considera que há enchente.

Previsão nada exagerada, já que, das seis da manhã às três da tarde o rio havia subido cinco metros.

Mas nada é certo. Em localidades situadas rio acima, como Vila Cristina (no município de Caxias do Sul), o nível do rio já estava diminuindo.

O que mais preocupava os responsáveis para o atendimento às vítimas das enchentes era a previsão meteorológica de que haverá chuvas fortes na bacia do rio Caí durante o dia de hoje. Com isso eles consideravam o risco de que o nível das águas chegue aos 13 metros na tarde de hoje. O que já seria uma enchente de nível considerável, levando à necessidade de remoção de dezenas de famílias. Nada parecido, no entanto, com as grandes enchentes que já atingiram a cidade, chegando aos 14,8 metros.

Enquanto o rio permanece no valo cavado por ele mesmo em milhões de anos, o crescimento no nível é lento. Depois dos dez metros, no entanto, as águas se espraiam por áreas muito extensas e o crescimento do rio se torna mais lento.
Não há, portanto motivo para temer que uma grande enchente aconteça neste fim de semana. Mas, mesmo uma enchente pequena causa transtorno e prejuízos para centenas de famílias.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Voltará a ser presidente
Nenhuma das opções
Será preso


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital