OFERECIMENTO:
So Sebastio do Ca - Sbado, 14 de Outubro de 2017 - Hora:08:00

Chuvas fortes causam preocupação, mas a enchente não chegou a causar problemas

Na madrugada de sexta-feira, o rio chgou a 10,96 metros acima do normal, mas baixou durante o dia

Renato Klein/FN

No feriado desta quinta-feira o nível do rio Caí subiu consideravelmente: cerca de 30 a 40 centímetros por hora e, durante a madrugada de ontem, o nível do rio alcançou a marca de 11,25 metros acima do normal.

Não é uma grande enchente, pois as maiores que já aconteceram chegaram a níveis de mais de 3 metros superiores ao desta.
Mesmo não sendo uma grande enchente, 16 famílias foram removidas para um abrigo seguro. Tanto as pessoas como os seus bens (móveis utensílios, roupas...) foram levadas para o ginásio esportivo existente no bairro Rio Branco, ao lado da escola José Bennemann. O que é uma novidade, pois anteriormente as famílias eram levadas para o Centro Integrado, ginásio situado no bairro Navegantes. O mais próximo dos bairros normalmente atingidos pelas enchentes.

A troca foi motivada pelo risco de a enchente voltar e atingir níveis mais altos do que essa. O que faria com que o ginásio do bairro Navegantes fosse invadido pela água da enchente.

Na sua fase de crescimento mais intenso, durante a quinta-feira e a noite de quinta para sexta-feira, nível do rio subiu 5 metros em 24 horas.

A água só chegou a invadir quatro ou cinco casas. Portanto mais de dez famílias levadas para o abrigo poderiam ter permanecido em casa.

Como o nível exato a que a enchente chegará é impossível de prever, a cautela é válida. As enchentes são frequentes na cidade e em casos nos quais não se previu o nível a que elas chegariam, as famílias atingidas tiveram enormes prejuízos.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital