OFERECIMENTO:
So Sebastio do Ca - Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017 - Hora:08:00

Congresso realizado no Caí estabelece a data para o plebiscito que poderá separar os três estados do sul do restante do país

A data para a realização do plebiscito oficial para decidir pela separação ou não já está marcada: 7 de outubro de 2018

Cerca de 200 militantes do movimento “O Sul é Meu País” estiveram no Caí no fim de semana /Divulgação/FN

Neste sábado e domingo passados, o Centro de Cultura serviu de cenário para a realização de um evento que poderá ter enorme influencia na vida da população dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Representantes dos três estados discutiram a forma de organizar o Plebisul: um plebiscito oficial para decidir se os eleitores dos três estados do sul do país querem formar um novo país, separando-se do Brasil.

Cerca de 200 pessoas, vindas dos três estados, reuniram-se no Centro de Cultura e, na presença do presidente do movimento, o gaúcho Odilon Chaves de Freitas, e do coordenador Celso Daucher, deliberaram sobre o assunto durante os dois dias.

Nesse congresso, que foi 25º do movimento chamado de O Sul é o Meu País, foram estabelecidos os passos que serão dados até a realização da consulta popular oficial que resultara em concretização de um projeto que vem sendo elaborado há décadas.

A consulta popular está marcada para o dia 7 de outubro de 2018 e o otimismo dos participantes quanto ao sucesso desse projeto é muito grande. A revolta da população contra as notícias de corrupção desenfreada vindas de Brasília resultaram numa ampla aprovação da proposta separatista. Numa consulta realizada pelo movimento no ano passado o percentual de pessoas que se manifestaram favoráveis à separação foi de 96%.

Não há dúvida, portanto, de que a possibilidade de sucesso do projeto no Plebisul é muito grande.


Emancipações
A separação dos estados sulistas é algo muito semelhante às emancipações dos municípios que ocorreram no Vale do Caí nas últimas décadas.

Foram 15 novos municípios criados na região, começando pela de Bom Princípio no ano de 1982. E todas elas foram muito bem sucedidas e muitas delas tiveram progresso impressionante.

Na época em que ocorreram essas emancipações, pessoas consideravam inviável a separação dos seus municípios de origem. Tinham medo do que poderia acontecer.

Mas, diante do progresso espetacular alcançado com a emancipação pioneira de Bom Princípio, os demais municípios foram se convencendo de que estavam perdendo uma grande oportunidade.

As melhorias ocorridas nesses municípios foram sentidas de imediato e, hoje, a maioria deles está em condições melhores do que as de suas antigas sedes municipais.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital