OFERECIMENTO:
Quarta-Feira, 06 de Setembro de 2017 - Hora:08:00

Crescimento populacional dos municípios do Vale do Caí está muito acima da média do estado

Nos últimos 15 anos a população de Tupandi aumentou 50%, enquanto a média gaúcha foi de 8%

O progresso de Tupandi começou com os aviários, mas hoje o comércio e a indústria também são vigorosos /Matheus Klassmann/FN

O crescimento da população nos municípios tem muito a ver com o desenvolvimento econômico. Aqueles nos quais mais cresce a indústria, comércio e serviços e demais atividades são os que mais criam empregos e, por isso, atraem moradores de outros municípios menos progressistas. Nas últimas décadas, Tupandi foi o município da região com maior crescimento populacional. O que não é surpresa. Todos sabem do êxito alcançado por esse município desde a sua emancipação, em 1989.

Tupandi é um caso de sucesso e é interessante notar que as atividades econômicas que impulsionaram o progresso do município foram a avicultura e suinocultura. Impulsionadas por um programa intenso de apoio da prefeitura, essas atividades cresceram tanto que as famílias de produtores rurais tiveram a sua renda aumentada. Além disso, a prefeitura teve um elevadíssimo incremento na sua arrecadação e isso lhe deu condições de incentivar de forma extraordinária os outros setores da economia, atraindo indústrias e apoiando os setores de comércio e serviços. A educação e saúde melhoraram muito no município e a urbanização, assim como o asfaltamento das estradas do interior mudaram rapidamente o aspecto da cidade.

Bom Princípio é um outro case de sucesso. E este se deve ao grande espírito empreendedor demonstrado pelos principienses. Existe no município uma quantidade incomum de pequenas empresas familiares que, somadas, representam uma grande força econômica. Tanto Tupandi como Bom Princípio tiveram a sua fisionomia totalmente modificadas. Bom Princípio, quando se emancipou, em 1982, nem podia ser chamada de cidade. Era um vilarejo. Hoje é uma moderna e ampla cidade, que se espalhou através da implantação de dezenas de loteamentos. A cidade, que antes só tinha residências térreas hoje conta com dezenas de edifícios altos.

Portão é um caso diferente. É uma cidade que não aumentou sua população em consequência do seu progresso econômico. Ela é, em parte, uma cidade dormitório e grande parte dos seus moradores trabalham em São Leopoldo e outras cidades vizinhas.

São Vendelino, Harmonia e Pareci Novo progrediram muito seguindo o modelo de Tupandi.

Vale Real sofre do mesmo mal que Portão e Capela. As três são cidades dormitórios, com forte crescimento populacional não acompanhado de desenvolvimento econômico equivalente.

Os outros municípios da região tiveram crescimento populacional moderado. Mesmo assim, a maioria de deles superou a média de crescimento populacional do estado, que foi de 8,88%. O Vale do Caí é, certamente, uma das regiões do estado com maior crescimento populacional.

Na média geral os municípios valecaienses, tiveram crescimento populacional foi muito maior do que no restante dos municípios gaúchos.

tabela

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital