OFERECIMENTO:
Montenegro - Sábado, 02 de Setembro de 2017 - Hora:08:00

CTG Reminiscências busca vaga na grande final

Montenegrinos estão entre os 8 semifinalistas da dança das invernadas

CTG Reminiscências ainda luta pela construção de seu galpão crioulo /Reprodução/FN

É um grande orgulho para os montenegrinos ter uma jovem entidade tradicionalista entre os oito semifinalistas do Desafio Farroupilha – A danças das invernadas. Para a cidade, que nos últimos tempos tem aparecido nos noticiários devido às denúncias de fraudes e processo de impeachment, aumenta a autoestima da população ver o exemplo de superação de um CTG que mesmo sem ter uma sede própria e ensaiando até na rua conseguiu chegar entre os oito semifinalistas deste grande concurso realizado pela RBS TV.

O CTG Reminiscências é um grande exemplo de que é possível, através da união de esforços, se alcançar os objetivo. O grupo começou com meia dúzia de pessoas que acabaram se multiplicando e envolvendo toda a comunidade. Para chegar às semifinais do Desafio Farroupilha conquistou 23 mil votos. E foi destaque no último final de semana e na quarta-feira passada em programas da RBS TV como Jornal do Almoço e Galpão Crioulo. Durante os programas foram divulgados os trabalhos dos oito semifinalistas, entre eles os CTGs de Giruá, Santana do Livramento, São Gabriel, Imbé, Alegrete, Taquari e Montenegro.


A surpresa
Foi durante um ensaio, no galpão emprestado pelo CTG Os Lanceiros, ao lado da Estação da Cultura, que os integrantes do CTG Reminiscências receberam a boa notícia de que estavam classificados para as semifinais do Desafio Farroupilha. Os famosos cantores Cesar Oliveira e Rogério Melo, que apresentam o concurso, entraram de surpresa no galpão e foram recebidos sob aplausos, gritos e lágrimas de emoção. Foi o resultado de uma grande mobilização, tanto nas redes sociais como pelas ruas, pedido os votos e o apoio da comunidade montenegrina e da região. Na votação pela internet, o Reminiscências foi o quarto colocado, o que é considerado uma grande conquista para uma entidade que tem apenas três anos e sequer possui uma sede própria.

Cesar Oliveira e Rogério Melo contaram que os integrantes fizeram de tudo para chegarem nas semifinais. “Teve até cachorrinho pedindo voto”, brincaram, além do apoio de gente famosa, como o cantor Luis Marenco. Em seu facebook o grupo mostrou imagens da mobilização junto a população e do esforço que valeu ensaiar até na rua por não ter um galpão próprio. Os ensaios são diários e iniciam bem tarde, por volta de 23 horas, já que a maioria dos integrantes trabalha durante o dia e estuda de noite. “O nosso grupo é movido a desafios”, destaca o jovem patrão do Reminiscências, João Vitor de Melo, de 24 anos.

No projeto cultural, que valeu vaga nas semifinais, o CTG montenegrino realizou oficinas nas escolas sobre a cultura gaúcha, histórias, poesia, dança e música. Já na apresentação em Bororé, a invernada de dança deu um show contando a história do Grupo dos Oito, que deu origem ao primeiro CTG do Rio Grande do Sul. E dançou outras tradicionais danças gaúchas, como Pezinho e o Xote Carreirinha. E conquistou os jurados.

Entre dezenas de entidades inscritas, o Reminiscências agora está entre os oito classificados. E quer ir ainda mais longe.

Ainda neste mês devem ser anunciados os dois finalistas, que terão mais desafios pela frente. Agora é aguardar, porque a expectativa é grande. O patrão João Vitor, primeira prenda adulta Samanta Drower e demais integrantes agradecem o grande apoio da comunidade para esta conquista. E o Reminiscências que ir ainda mais longe. Já tem projeto para a construção de seu galpão crioulo, tendo encaminhado ao Estado a solicitação de uma área junto ao antigo Frigorífico Renner, próximo da beira do rio. Após a doação da área, deve iniciar nova mobilização, desta vez para a construção de sua sede. Enquanto isso, ensaia e realiza promoções no CTG Os Lanceiros, que cedeu seu espaço. Neste sábado, 2 de setembro, o CTG Reminiscências realiza no galpão do CTG Os Lanceiros o seu Jantar Baile de aniversário e posse das novas prendas, além de abertura da programação da Semana Farroupilha de Montenegro, com tertúlia das invernadas, jantar e animação do grupo Na Parceria. E com todo o sucesso do grupo, os ingressos para o jantar já estavam esgotados desde a última semana, somente com entradas para o baile que podem ser compradas no local a partir das 23 horas. É prova do quanto a comunidade abraçou o Reminiscências e com muito orgulho está apoiando este novo CTG que já nasceu grande.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital