OFERECIMENTO:
Salvador do Sul - Segunda-Feira, 12 de Maro de 2018 - Hora:15:32

Delegada Sandra é convocada a atuar na Secretaria Nacional de Segurança Pública

Titular da DP salvadorense permanecerá na capital federal por seis meses

Busca constante por aperfeiçoamento profissional é rotina na vida da delegada | Foto: Reprodução/FN

Desde o início desse mês, a delegada Sandra Mara Guaglianoni Neto, titular da Delegacia de Polícia de Salvador do Sul, assumiu funções junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em Brasília. No órgão, ligado ao recém criado Ministério Extraordinário da Segurança Pública, colabora, especialmente, na análise e elaboração do Plano Nacional de Segurança Pública e da Política Nacional de Segurança Pública.

A rotina na capital federal, relata a delegada, é intensa, o que não chega a ser novidade na sua carreira profissional, visto que, recentemente, acumulou as titularidades das delegacias de Montenegro e de Barão. O currículo de cerca de três anos na segurança também tem passagens pelas DPPAs de Montenegro e de Rio Grande.

A atuação no serviço público, contudo, é bem mais longeva, superando os 27 anos, dez deles na UFRGS, como assessoria jurídica em processos licitatórios e contratação pública. Na sequência, foi servidora do Ministério Público e passou pela assessoria jurídica da Procuradoria do Estado.

A vocação, contudo, para a carreira policial era evidente desde a infância. “Sempre li muitas obras literárias de investigação, principalmente Arthur Conan Doyle e seu brilhante Sherlock Holmes, assim como o Inspetor Poirot de Ágatha Christie. Desde muito cedo, essa veia investigativa me cativava. Hoje, busco aliar a satisfação do interesse público à eficiência, economicidade e a uma prestação social efetiva a todos que busquem amparo institucional quando da ocorrência de um fato, mas também trabalhar uma identidade de Polícia calcada nos direitos e garantias fundamentais, promotora de uma política criminal cidadã, a serviço do povo e da democracia”, afirma. Em 2013, o foco em ser delegada se concretizou ao ser uma das 22 mulheres formadas numa turma de 46 alunos da Academia de Polícia (Acadepol). Na unidade onde se preparou para ser policial, hoje é coordenadora e professora da disciplina de Violência e Criminalidade - Aspectos Sociológicos e Psicológicos.

Além da determinação na prestação de um serviço eficiente, a delegada Sandra tem como marca a busca constante por aperfeiçoamento profissional. “É essencial para compreender a sociedade, as instituições e os fenômenos criminológicos, para assim dar melhor efetividade às funções públicas exercidas”, assinala a graduanda da faculdade de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS e, desde 2017, a aluna de mestrado e doutorado na Universidade Autônoma de Lisboa. A participação em treinamentos de operações policiais, como instruções de armamento, cursos ministrados tanto por instrutores da Polícia Civil, quanto por membros de outras forças policiais, como SWAT e da Polícia Francesa, é frequente.
Assim, vê também a passagem pela Senasp como uma oportunidade de agregar conhecimento, realizando atividades de planejamento de metodologias para integração dos órgãos que fazem parte do Sistema de Segurança Pública. “O objetivo é possibilitar uma efetividade nas ações de segurança e um alinhamento de todos os dados de criminalidade gerados a nível nacional, estadual e municipal para melhor compartilhamento das instituições policiais e garantir rapidez na atuação”, assinala.

Durante o período de afastamento da delegada, a Delegacia de Polícia de Salvador do Sul será acumulada pelo delegado titular da DP de Montenegro, Paulo Ricardo Costa, que foi, justamente, o antecessor da delegada Sandra na DP salvadorense.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital