OFERECIMENTO:
Harmonia - Sbado, 02 de Setembro de 2017 - Hora:08:00

Descarte inadequado do lixo causa preocupação

Calendário de coleta seletiva não vem sendo observado por alguns moradores

Anne Kunzler/Divulgação

O sistema de coleta seletiva de lixo foi implantado em Harmonia durante o ano de 2013. Contudo, nem mesmo ele e as ações de conscientização realizadas junto à comunidade têm impedido que ainda sejam feitos muitos registros de descarte inadequado de resíduos.

O problema, além de deixar a cidade com aspecto desagradável, pode ocasionar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. No início da última semana, servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente percorreram o perímetro urbano para registrar a quantidade de lixo deixado pelas calçadas e contêineres de Harmonia.

Nas segundas, costuma ser realizada a coleta de lixo orgânico, mas o que se viu pelas vias for muito lixo seco também acumulado, em locais irregulares, como cercas, calçadas, árvores, placas de sinalização e até mesmo no chão. Foram encontrados também diversos entulhos (móveis, colchões e materiais de construção) deixados nos passeios públicos, sendo que o “Bota Fora” ocorre sempre na terceira quinta-feira do mês.

A Coleta Seletiva, na zona urbana, acontece nas segundas e quintas, com lixo orgânico, e quartas-feiras, com lixo seco. Para o bom funcionamento deste sistema, é imprescindível que os resíduos sejam descartados no devido dia de coleta ou no máximo um dia antes.

Conforme a administração harmoniense, a coleta de lixo, que é feita 17 vezes durante o mês (zona urbana e rural), tem um custo mensal de R$ 34.087,37. Por ano, o município paga R$ 409 mil pelo trabalho. Muito dinheiro investido em um sistema que ainda não funciona como deveria.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital