OFERECIMENTO:
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017 - Hora:15:12

Edição nº 248, de 15 a 20 de abril de 1987

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Festa do Aipim, neste domingo

Quando a Festa da Bergamota começou, na localidade de Capela de Santana, ninguém diria que ela poderia vir a ser o grande evento que é hoje. Da mesma forma modesta, começou há dois anos passados, uma outra festa promovida por uma comunidade do interior do município de São Sebastião do Caí. Trata-se da Festa do Aipim, em São José do Hortêncio.

Em 1984 a festa foi muito concorrida, bastando dizer-se que mais de novecentas pessoas almoçaram na festa, comendo carnes variadas com aipim. Este ano, já com o respaldo da experiência e do sucesso anterior, prevê-se que o êxito seja ainda maior.

A programação é modesta, não podendo ser comparada com o esplendor de eventos como o da Festa da Bergamota. Mas a nível de promoção local, a festa, que acontece na Sociedade São Jacó, tem tudo para agradar.

São José do Hortêncio, que espera esse ano para alcançar sua emancipação política, é um dos principais centros produtores de aipim do Estado e aquele que consegue produzir o aipim mais cedo, já no mês de janeiro. Juntamente com outras localidades do Vale do Cadeia, Hortêncio lidera a venda deste produto no CEASA de Porto Alegre.


Está sendo erguida no centro a Torre da Central DDD de Bom Princípio

Finalmente está sendo erguida a torre da central DDD que a CRT está instalando em Bom Princípio. Pelo que se sabe, está tudo praticamente pronto na nova central e só falta mesmo a torre. Sendo assim o prefeito Hilário Junges acredita que em menos de um mês a nova central já deverá estar funcionando.

A população de Bom Princípio, que tem de se contentar por enquanto com um sistema arcaico de telefonia, que obriga os seus usuários a longas esperas para conseguirem uma ligação interurbana e que não se enquadra com um nível de progresso atingido por aquela comunidade.

Quando a CRT assumiu o compromisso de entregar os aparelhos até fevereiro de 1987, havia uma grande esperança de que a ligação ocorresse mais cedo. Tentando apressar a instalação da central, a prefeitura inclusive construiu às suas contas o prédio no qual ela irá funcionar, dando-o posteriormente à CRT.


Festa Dark, no Aliança

Teve muita boa repercussão a Festa Dark realizada no Clube Aliança, no último sábado. Todos os presentes entraram de preto, cor símbolo do movimente Dark. Chamou atenção a decoração da festa, dando a impressão de que se entrava numa caverna, cheia de inscrições com spray.

O sucesso da festa já motivou seus organizadores a pensarem em fazer outra no inverno. As músicas no estilo Dark, especialmente new wave, foram muito bem escolhidas. Compareceu também muito público de outras cidades. Foram distribuídas várias camisetas entre o público presente.

Ao contrario de outros movimentos, o Dark, ao invés de ser alienante, busca alertar os jovens sobre a realidade em que vivem, ao mesmo tempo em que vivem, ao mesmo tempo em que protestam pelo o que lhes é imposto e eles mostram o seu descontentamento usando roupas pretas, num permanente luto.


Viatura da polícia de Feliz está parada sem gasolina

A viatura da polícia civil de Feliz, um Fusca já meio antigo, está há um mês sem sair da garagem da delegacia, por falta de combustível. A última vez que o governo do Estado mandou dinheiro para a gasolina da viatura foi em janeiro, na quantidade de 160 litros, insuficiente para o trabalho de um mês. Desde então, não veio mais nada.

Até há um mês atrás, de qualquer forma, a polícia ainda conseguia usar o carro porque havia uma renda oriunda das taxas cobradas pelo CONCEPRO, órgão municipal que recolhe recursos para ajudar a manutenção das unidades policiais.

Agora, com a greve dos funcionários estaduais na paralisação destes serviços, esta fonte de renda também secou e não há mais onde os policiais possam conseguir dinheiro para abastecer a sua viatura.

 

 



colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Nenhuma das opções
Será preso
Voltará a ser presidente


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital