OFERECIMENTO:
Quinta-Feira, 14 de Julho de 2016 - Hora:14:39

Edição nº 204, de 10 a 16 de julho de 1986

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Avião cai nos Estados Unidos e salvam-se apenas quatro tripulantes: um deles era caiense

Na madrugada de sábado, dia 5 de junho, um avião que vinha de Miami, rumo à Santa Mônica, nos Estados Unidos, após ter uma pane na hélice do motor e cair no mar, incendiou-se e explodiu, matando quase todos tripulantes (oito brasileiros entre os mortos), apenas quatro pessoas se salvaram, entre elas, um rapaz do Caí.

O sobrevivente caiense chama-se Roger Sinderlei da Costa Selegar, de 23 anos, filho de Ênio e Maria Selegar. Ele havia iniciado o curso de pilotagem no Aeroclube de São Leopoldo e se formaria nos EUA.

No dia 5 de junho, as quatro da manhã os doze alunos embarcaram em Maiami, juntamente com o diretor do curso, Paul Belt Seilg, o piloto Richard e o co-piloto Paul. Após uns 15 minutos de vôo, a hélice do motor trancou, dando origem a um incêndio. O piloto deu sinal de emergência, avisando a tripulação para deitar-se no chão, com o travesseiro na cabeça e em cima dos assentos flutuantes, enquanto ele tentaria mergulhar o avião no mar . Entretanto, esta operação não foi bem sucedida, pois o avião caiu verticalmente, com a parte dianteira enterrando-se na areia, sob a água. Deste modo, o piloto, o co-piloto e o diretor do curso moreram rapidamente, pois estavam na parte mais afetada pelo choque.

Entre os doze alunos, o caxiense Carlos Eduardo Giacomazzi, de 28 anos, foi o único que além de não ter sofrido muito com a queda, conseguiu sem grandes dificuldades sair do avião. Rapidamente, Carlos verificou entre seus colegas, quais que ainda estavam vivos e tratou de tirá-los do avião. Assim, ele salvou Roger, dois paranaenses - Pedro e Gerson - e um carioca - Esteves.

Depois destes quatro salvamentos, Carlos ainda voltou ao avião para tentar salvar mais um colega. Enquanto isso, o fogo começado num dos motores estava se espalhando. Quando chegou até o tanque de combustível, o avião explodiu, matando Carlos e todos os outros ocupantes. O espaço de tempro entre o salvamento dos quatro alunos e a explosão foi de menos de dez minutos.

Os quatro sobreviventes ficaram flutuando em cima dos acentos durante uma hora, quando chegou a guarda-costeira numa lancha e levou-os para Miami, onde foram atendidos pela Cruz Vermelha. Neste Local foram medicados e foi tratada a sua remoção para o Brasil, no mesmo dia, porem à noite.

Carlos Eduardo era o companheiro de quarto de Roger durante sua estada nos Estados Unidos e foi seu melhor amigo neste periodo. Roger vê em Carlos a imagem de um irmão, que salvou a vida de seus colegas em troca da sua.


Guarani é o campeão de 1986

O confronto da final do Campeonato Intermunicipal foi desigual. De um lado estava o Guarani, de São Sebastião do Caí e do outro estava o Benfica, time da pequena localidade de Arroio Feliz.

Desde o início a pressão foi toda do Guarani, fazendo aos 28 minutos seu primeiro gol, feito por Paulo Cesar. Aos 35 minutos, já do segundo tempo, Eduardo marcou mais um gol para o Guarani. Encerrando o jogo com o placar de dois a zero.


Montenegro terá sua rádio FM

Uma firma já constituída desde 1982, mas bem pouco conhecida em Montenegro, solicitou ao Departamento Nacional de Telecomunicação, a abertura de concorrência para instalação na cidade de uma rádio FM.

A rádio projetada por este grupo, integrado unicamente por montenegrinos, está com todo o seu projeto elaborado e a rádio pretendida colocar no ar, caso vença a concorrência, irá chamar-se Rádio Ibiá.


Novas cidades podem surgir na região em menos de três meses
A decisão de criação ou não de três novos municípios: Harmonia, Capela de Santana e Hortêncio, poderá ocorrer em prazo menor do que se suponha. Em reunião realizada recentemente entre respresentantes dos 57 municípios em processo de criação e os deputados integrantes das comissões, foi decido que todos os processos de emancipação deverão ser aprovados em bloco, em outubro. Havendo esta aprovação do poder legislativo, praticamante certa, não deverá haver nenhuma objeção  de parte do Governo, que já se mostrou favoravel às criações.

 

 

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

Quem está ganhando a guerra contra o crime na região?
Policia
Criminosos


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital