OFERECIMENTO:
Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2016 - Hora:14:28

Edição nº 208, de 7 a 13 de agosto de 1986

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Principiense inventa uma semeadeira para plantar um grão em cada cova

Há muito tempo já se encontra no comércio máquinas para plantar milho. São máquinas bem simples e práticas, entretanto, todas elas tem um problema bastante sério. Elas soltam em cada cova de três a quatro sementes. Com elas o colono planta em covas distantes e nascem geralmente três pés juntos, exprimidos um por conta do outro.

Preocupado com este problema, um jovem agricultor de São Vendelino, Guido Wilrich, de 24 anos, resolveu modificar a máquina semeadeira, colocando nela um dispositivo que garantisse a queda de apenas um grão em cada cova. Depois de muito pensar e de trabalhar em cima do projeto, Guido conseguiu fazer uma semeadeira que funciona do jeito que ele queria.

Colocando um disco com orifícios que separam os grão, ele conseguiu fazer com que a máquina solte um a um. Ele já fez a plantação com a sua máquina obtendo pleno sucesso.

Guido não está industrializando a sua máquina. Ele além de trabalhar na lavoura tem emprego, também, numa serraria perto de sua casa.

 

DAER prepara a construção do viaduto sobre o Trevo da Morte

Depois de tanta luta, e de uma verdadeira cruzada da população montenegrina, finalmente vai sair o tão polêmico viaduto sobre a Estrada Maurício Cardoso, no conhecido Trevo da Morte, acesso à Montenegro e estação rodoviária.

Na semana passada seis técnicos do DAER, realizaram um trabalho no horário das seis da manhã às oito da noite, nos três dias considerados base para o fluxo de veículos.Quarta, quinta e sexta. Nesta coleta de dados inicial, é possível ao DAER fazer uma avaliação das condições e qual o tipo de obra que deverá ser construída no Trevo da Morte.


Um reencontro após 25 anos

Há 25 anos a história que vamos contar poderia ter sido uma hitória triste, pois dois namorados despediram-se na velha estação ferroviária de Montenegro e nunca mais se viram. Ela, a namorada, estava grávida, e ele, na época, não chegou a dar muita importância ao caso. Daquela gravidez nasceu uma menina que sempre soubera da existencia de um pai, mas que nunca teve coragem, de procurá-lo.

Pois foi o que aconteceu na última terça-feira. Pai e filha se encontraram pela primeira vez. E justamente nesse dia, 5 de agosto, Evane Aparecida Pires, completava 25 anos, e para ela, conhecer o pai, foi o melhor presente que ela poderia ter ganho. Para Epitácio Ribeiro Rodrigues, 46 anos, conhecer a filha foi ainda uma alegria maior, pois ele não tinha filhos com dona Maria Luiza Batista da Silva, sua atual companheira.

Maria Terezinha faleceu há cinco anos, entretando ela sempre falava à filha Evana quem era o pai, onde morava e até o nome. Maria Terezinha morreu sem deixar nenhum parente.

Evana mora com Paulo Roberto Vedoyu e tem dois filhos, Paulo, 9 anos, e Fábio, 8 anos, mas ela queria conhecer outro parente e sabendo da existência do pai, tomou a decisão de procurá-lo.

O primeiro passo de Evana foi procurar o Wilibaldo Westhauser, e este levou uma carta sua diretamente para a Rádio Farroupilha. Há quinze dias, Sérgio Zambiasi divulgou o caso na rádio e um vizinho de Epitácio da Vila Campibna, bairro onde reside em São Leopoldo, comunicou-o que o seu nome havia sido chamado na rádio e que sua filha queria vê-lo. Epitácio não teve dúvidas de que era com ele mesmo. Telefonou para a rádio e marcaram o encontro.

Epitácio, a esposa Maria Luiza, Evana e mais Wilibando foram até o restaurante Ipiranga, onde confraternizaram e, pai e filha, contaram cada um a sua história.

 

 

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

Onde você gostaria de morar?
Bom Princípio
Montenegro
São Paulo
Rio de Janeiro
Feliz
Caí
Porto Alegre
Paris


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital