OFERECIMENTO:
Quinta-Feira, 12 de Janeiro de 2017 - Hora:13:59

Edição nº 230, de 08 a 14 de janeiro de 1987

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Crisóis são um mistério arqueológico em Montenegro

Estudos feitos por historiadores do Rio Grande do Sul, dão conta da existência de importante material pré-histórico em Montenegro. Esse material, são os chamados Crisóis, ou seja, perfurações em forma de taça, praticadas na rocha, que segundo Aurélio Porto, teriam colocado nas pedras crisóis e, através de canaletas, correriam de uma para outra, ou ainda, um rito de iniciação ou pedido de fertilidade, através de uma mulher, possivelmente virgem, que seria colocada na cadeira, tendo a produberância de forma fálica à frente de seu orgão genital, enquanto um sacerdote colocado ao lado, realizaria invocações ou consagrações.

Essas rochas podem ser encontradas em dois morros de Montenegro, Morro da Cadeia e Morro da Viúva Kraemer e já desperta a curiosidade de muitas pessoas, inclusive um grupo de alemães historiadores que recentemente estiveram aqui. Em 1969 o Correio do Povo estampava em seu caderno de sábado, por três edições seguidas, devido à curiosidade que despertou no povo Rio Grandense "Crisóis, o Templo de Montenegro".


Caiense de 14 anos já é um craque das HQ

Com 14 anos completados no primeiro dia do ano, o jovem Maximiliano Rossetti já revela grande talento para o desenho.

Desde os primeiros anos de sua infância ele vem mostrando pendores para o desenho e, embora, nunca tenha recebido aulas regulares desta arte, hoje já consegue fazer trabalhos que causam admiração a todos que têm a oportunidade de adimirá-los. Maximiliano, ou max, é filho de Cleonir e Zilá Rossetti. Sua mãe é professora de artes e, certamente, tem muito a ver com o desenvolvimento artístico do garoto.

Max é um grande admirador das produções de Walt Disney e de Maurício de Souza e já está produzindo suas primeiras histórias. Já criou nada menos de 78 personagens e ele inventa e executa sozinho tanto as histórias como os desenhos em suas histórias em quadrinhos (HQ). Em cima encontra-se uma delas.

 

La Toma é um exemplo de iniciava no campo do turismo

O Balneário La Toma está, cada vez mais, se constituindo num dos maiores pontos turisticos do muncípio de Montenegro, pela sua beleza, insfraestrutura e organização.

O responsável por tudo isso é o senhor Heitor Esswein, que idealizou o balneário, mas que a princípio servia só como área particular e depois, foi se transformando num lugar público.

De acodo com as estatisticas do balneário, cerca de 400 carros passam por lá nos finais de semanas, para jogar snocker, bocha, tomar banho, jogar vôlei e futebol.

 



colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Voltará a ser presidente
Nenhuma das opções
Será preso


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital