OFERECIMENTO:
Segunda-Feira, 05 de Janeiro de 2015 - Hora:13:43

Edição n° 125, de 3 a 9 de janeiro de 1985

Resumo de notícias de 30 anos atrás

A família Tomasi cabe toda em cima do seu bio-digestor

Os Bio-Digestores de Feliz

Em breve dez bio-digestores estarão funcionando na Feliz.

Todos eles foram contruídos dentro de rigorosas especificações técnicas.

O primeiro a ficar pronto dos dez contruídos este ano na Feliz foi o da família Tomasi, na localidade de Forqueta. Seu Marco Tomasi, construiu em sua propriedade um bio-digestor com capacidade de absorver e processar estrume produzido por 8 cabeças de gado. Estes animais produzem por dia de 180 a 200 litros de estrume. No bio-digestor o estrume é misturado com igual quantidade de água e fica depositado durante dois meses, período no qual o estrume fermenta, liberando o gás. Depois disto o adubo já fermentado sai automaticamente por uma abertura transformado num material higiênico e sem mau cheiro, dotado de excelentes fertilizantes.

Todas estas vantagens poderão ser comprovadas em breve, pois o bio-digestor dos Tomasi já começou a produzir adubo e nos próximos dias ele já será aplicado nas lavouras.

75 anos do Hospital Shlatter

Em 1909 o Dr. Gabriel Shlatter mudou-se com a família para Feliz, onde ele comprou o prédio de um armazém colonial e o adptou para que se tornasse um hospital, com cinco leitos.

O Dr. Gabriel dedicou-se a ensinar as parteiras introduzindo entre elas as técnicas obstétricas e os cuidados com a higiene que evitavam a febre puerperal. Ele era um homem dinâmico e saia frequentemente a viajar por todo o estado fazendo palestras nas quais transmitia seus conhecimentos. O Dr. Gabriel viveu até os 82 anos sem nunca deixar a medicina e sem nunca perder a sua disposição.

Após o falecimento de Gabriel, o seu filho Dr. Dóris dirigiu o hospital de 1930 a 1966, ano de seu falecimento e foi responsável por boa parte da estrutura, em termos de prédio, do hospital.

Desde então o Dr. Tássilo deu continuidade ao trabalho começado pelo avô e desenvolvido pelo pai. Ele dirige o hospital até os dias de hoje, e apesar das dificuldades Tássilo conseguiu que o hospital passasse de 1.440 m² para 2.500 m² e se modernizasse, com moderna sala cirúrgica e raio X.

LEITZ, no início de uma grande fase

O recebimento do troféu representou aos administradores e funcionários da fábrica, um reconhecimento do trabalho desenvolvido por eles nos últimos dois anos e meio.

Conforme explica o gerente da filial brasileira, Sigfredo Albrecht, a LEITZ não tem a intensão de fabricar a ferramenta mais barata que se encontra disponível no mercado, mas sim a melhor, mais eficiente e durável. A qual já é conhecida em toda a indústria moveleira do país.

Circo Norte-Americano no Caí

O Gran Circo Norte-Americano, um dos maiores que já se apresentou no Caí nasceu nos Estados Unidos, e criou raizes profundas no Brasil.

O circo com estréia no Caí na sexta-feira, ficará apenas três dias aqui, mas terá muitas atrações como: Trapezistas, equilibristas, cavalos amestrados, globo da morte, palhaços, futebol de cachorros, leões, leopardos, tigres de bengala e a extinta pantera negra.

Segundo o diretor do circo, Luis Stevanovich, o circo só costuma se apresentar nas capitais do país, mas agora a família Stevanovich resolveu dar um incentivo às cidades do interior permanecendo de dois a três dias em cada.

Riachuelo é o líder no Campeonato
Domingo realizou-se a terceira rodada do Campeonato Caiense de Futebol Varzeano, com grandes alterações na tabela de classificação. O Riachuelo agora é o líder absoluto por ter vencido o São José, e pelo Rio Branco ter perdido para a Ponte Preta. Com os seguintes resultados: Palmeiras 2 x 2 Guarani; Progresso 0 x 3 Altaneiro; Riachuelo 3 x 0 São José; Ponte Preta 2 x 1 Rio Branco.

 

 

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital