OFERECIMENTO:
Segunda-Feira, 12 de Janeiro de 2015 - Hora:13:52

Edição n° 126, de 10 a 18 de janeiro de 1985

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Beno Seidel: Uma vida dedicada à educação

O professor Beno nasceu no Roncador, no tempo em que era munícipio de Caí, e lá começou a dar suas aulas por um período de 4 anos, depois lecionou mais 29 anos na Vigia, na Escola Municipal Padre Luis Müller. Ao todo ele teve um período de 33 anos dedicado ao ensino.

O professor gosta muito da agricultura, na qual sempre trabalhou, mesmo quando lecionava.

Seu maior orgulho é saber que seis dos seus alunos já estão formados com curso superior. Ele sente-se realizado, orgulhoso por ter realizado uma obra tão bonita, a de ensinar crianças de várias fases de crescimento. O professor deixa uma mensagem aos jovens professores para que ensinem, e dêem tudo de si às crianças que amanhã serão o futuro do Brasil.

Branquinho prepara-se para o mundial

O caiense Carlos Alberto Felippsen (Branquinho) está de férias na nossa cidade. Ele reside em Fortaleza, Ceará, e é atleta da equipe de Futebol de Salão, de Fortaleza.

No ano que passou sagrou-se bi-campeão Pan-americana pela seleção brasileira, e no ano de 85 vai buscar mais um título mundial na Espanha.

No último Pan-Americano Branquinho participou apenas de duas partidas na seleção, entretanto, nos oito jogadores que mais atuam na equipe, não existe um time definido, com todos eles podendo ser titulares.

Na próxima terça-feira teremos uma partida de futsal no Parque com a seleção caiense enfrentando a seleção gaúcha.

Segundo Branquinho, estão sendo feitas as trativas para esta brilhante partida. Branquinho pretende atuar pelo Caí.

Uma aventura de Natal

Quatro jovens motoqueiros de Piedade resolveram passar o seu Natal sobre duas rodas. Jair Baumgratz (Nanico), Vanderlei Baumgratz (Deco), Gerson Royer (Mano) e Carlos Fritzen (Call), completaram um total de 3.950 km nas suas 4 motos XL 250, até o Rio de Janeiro.

Os 4 aventureiros não conheciam nada, levaram somente um mapa e a fé de chegar ao Rio sem se perderem.

A saída dos motoqueiros foi no dia 21 de dezembro, chegando no Rio no dia 25. Lá, os jovens principienses fizeram cerca de 200 km dentro da cidade, conhecendo os mais badalados ponto turisticos.

Os principienses permaneceram no Rio até o dia 28. Chegando em Bom Príncio às 18 horas do dia 31, dia em que os jovens prometeram que chegariam. Eles foram recebidos com muita festa e muitos foguetes pelos familiares e amigos.

 

Telefones chegam a Harmonia, Conceição e São José do Hortêncio

Bom Princípio é a paróquia em que mais sacerdotes foram ordenados em todo o Brasil. Ao todo foram ordenados 76 padres na paróquia de Bom Príncipio.

Além do grande número de sacerdotes que possui, a paróquia é ainda privilegiada por possuir o primeiro e único cardeal do estado que é Dom Vicente Scherer.

Mas, ainda há muitas vocações no município, pois a paróquia é uma das que hoje possui maior número de seminaristas.

Atualmente há 27 seminaristas de Bom Princípio espalhados pelos diversos seminários da Arquidiocese, todos terão sua ordenação futuramente.

Bom Prícipio já deu 76 padres e um cardeal

Num tempo em que o Brasil lança seu primeiro satélite de comunicações, somente o Caí e Montenegro dispõem de centrais de telefonia DDD.

Vilas importântes como São José do Hortêncio, Harmonia e Conceição não dipõe de telefone de nenhum tipo e outras como Capela contam com poucos telefones particulares. Em breve, porém esta situação melhorará, pois várias destas localidades estão incluídas nos planos de expansão da CRT, o que sem dúvida será importante para o progresso municipal.

 

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

Quem está ganhando a guerra contra o crime na região?
Criminosos
Policia


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital