OFERECIMENTO:
Segunda-Feira, 29 de Junho de 2015 - Hora:09:14

Edição n° 150, de 27 de junho a 3 de julho de 1985

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Marcelino Schmitz esculpirá as portas da catedral metropolitana

O jovem principiense Marcelino Schmitz, de 25 anos, recebeu uma incumbência que outros artistas, de maior projeção, certamente desejariam ter para si. Ele foi convidado pela Cúria Metropolitana de Porto Alegre para decorar com esculturas em relevo as três principais portas da Catedral Metropolitana. Trata-se de portas enormes com cinco metros de altura.

A Cúria encomendou à fábrica caiense Móveis Gegler a construção destas portas e os proprietários desta fábrica sugeriram o nome de Marcelino para fazer a parte de escultura.

A intenção da Cúria é que na porta central seja esculpída a imagem do Papa João Paulo II e nas duas laterais os bustos de Dom Cláudio Coling e Dom Vicente Scherer.

Marcelino começou a esculpir aos 19 anos, por conta própria, sem jamais ter recebido aulas sobre a técnica de escultura em madeira. Seus trabalhos logo chamaram atenção, tendo um deles, um grande relógio de madeira que funciona perfeitamente, merecido até mesmo uma reportagem no Jornal do Brasil.

Caminhão bateu no Rosatur e foi ao valo

Na quarta-feira passada, os passageiros do ônibus do Rosatur, a popular empresa de ônibus urbanos caiense levaram um susto. O ônibus ia do centro para o Rio Branco quando, defronte ao Posto Planalto, chocou-se com um caminhão da companhia Pio XII, de Porto Alegre, distribuidora de vinho. O choque foi leve, pois os dois veículos estavam em volocidades bem reduzidas, mas o efeito da batida foi surpreendente, pois o caminhão, foi cair de bico num valo existente naquele local.

O motorista do ônibus, que na ocasião era o próprio dono da empresa, Vanderlei Rosa, e os passageiros correram para dar assistência ao motorista do caminhão, que não sofreu nada mais que um pequeno arranhão. No ônibus também ninguém se machucou.

O Raio X do hospital: Um sério problema para os caienses

Como a maioria dos hospitais do país, o Hospital Sagrada Família, enfrenta graves dificuldades financeiras. Em consequência disto, o hopital enfrenta desde abril do ano passado um grave problema com o seu equipamento de Raio X.

Dos dois aparelhos que o hospital possui, somente um está funcionando. Este, é um aparelho de baixa potência, que serve apenas para radiografias dos braços ou das pernas. O aparelho de maior potência está estragado, há mais de um ano e até agora não pôde ser consertado.

Chegaram a vir técnicos para verificar o que havia de errado no aparelho, mas estes só conseguiram piorar o estado do aparelho.

O prefeito Bruno Cassel, que é médico, considera que é imprescindível que se encontre uma solução para o problema e se dispõe a colocar recursos da prefeitura em busca desta solução. Para os próximos dias espera-se um encaminhamento para a solução do problema.

O Caí entra na era dos computadores

O Caí já de alguns anos pra cá já vem utilizando o recurso da computação, tendo sido pioneira neste campo a firma Conservas Oderich SA. Agora foi dado um passo importante para a utilização mais intensa desta tecnologia, com a criação da firma Self Processamentos Ltda que funciona junto ao escritório de Rucker & Cia Ltda. Este escritório, que faz contabilidade de 270 empresas caienses, já vinha utilizando uma processadora eletrônica desde 1981, agora os seus sócios Waldemar Rucker e Zenon Koch da Silva criaram a nova firma associando-se a Obino Tavares Alvares, especialista em computação, de Porto Alegre.

A nova empresa com o computador, além da contabilidade, poderá fazer folhas de pagamento, controle de crediário e estoque de lojas, entre muitos outros recursos.


 

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

Você costuma fazer doações para pessoas que estejam precisando?
Não
Sim


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital