OFERECIMENTO:
Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2014 - Hora:13:58

Edição n° 79, de 16 de fevereiro a 23 de fevereiro de 1984

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Marlene dançando com seu irmão Maurício
O carnaval vem aí! E com ele Marlene, a mulata número um do carnaval caiense
Passista e grande destaque do desfile da escola de samba América a jovem Marlene de Lurdes dos Santos, de 22 anos, já está concentrada preparando-se para a sua grande noite de sonho, o dia 2 de março, quando participará mais uma vez do carnaval de rua em São Sebastião do Caí.

Durante o ano inteiro ela trabalha como doméstica, pensando naqueles momentos em que ela se transforma em estrela, prendendo a atenção de todos os milhares de espectadores que vão até a rua Marechal Deodoro, para assistir ao desfile.

Santo Forte

O pessoal de São José do Hortêncio está animadíssimo. Cheio de confiança em que brevemente contará com estrada asfaltada até a sede municipal e com telefones.

Se isto de fato ocorrer, ninguém duvida que a mais antiga área de colonização alemã do nosso município (os primeiros colonos chegaram lá em 1828) saia do isolamento em que se encontra já há mais de cento e cinquenta anos. Vamos ver se São José dá uma força para seu povo e o sonho se realiza.

Juventus com sua classificação ameaçada

No último domingo, jogando com o Aliança, o Juventus conseguiu empatar em zero a zero com o time do Vale Real. Em virtude disto, a classificação do bi-campeonato felizense está seriamente ameaçada. A decisão será contra o Cometa na próxima semana.

O Progresso de Linha Nova perdeu de 3 x 1 para o São Pedro. O time de Linha Nova ainda tem chances de classificação, vai decidir com o Boa Vista uma vaga na próxima fase.

Chico Fortaleza faz show no Caí

Possuidor de uma força fora do comum, Chico Fortaleza, 21 anos, é natural do Ceará, agradou o público, presente em frente a igreja matriz. Entre outras proezas, Chico arrebentou um fio de cobre amarrado em volta do músculo do seu braço, desvencilhou-se em poucos segundos de uma corda que prendia suas mãos e no momento culminante do show, segurou dois automóveis, que presos um em cada braço, e sendo acelerados gradativamente, não conseguiam arrancar.

Na hora da recompensa pelo seu trabalho, Chico ficou decepcionado. Conseguiu arrecadar entre os presentes 8 mil cruzeiros. Ele recordava com saudade, São José do Hortêncio onde dias antes uma apresentação lhe rendera 80 mil cruzeiros.

História de Feliz já tem 138 anos 

No ano de 1846, o Governo Imperial resolveu colonizar a região situada na margem direita do rio Caí, instituindo a Colônia Felix. Esta palavra em latim significa feliz, ditoso, rico, é possível que o governo a tenha adotado como meio de fazer propaganda e atrair colonos vindos das colônias velhas de São Leopoldo e São José do Hortêncio.

No ano de 1849-1850, o engenheiro alemão Afonso Mabile chefiava uma expedição cuja tarefa era abrir pela mata virgem um caminho apropriado para a ligação e o transporte entre Campos de Vacaria e São Leopoldo. Sob indisíveis esforços e privações, depois de terem enfrentado sérios problemas com uma tribo de índios chefiada por um cacique chamado Dobre, a expedição conseguiu chegar finalmente à colônia recém fundada, em estado de extrema necessidade. Os gêneros alimentícios haviam se esgotado e parecia que eles estavam perdidos. De repente encontraram aquela clareira na selva.

Haviam chegado à picada e estavam salvos. Assim deu-se início a colonização de Feliz.

Caminhão carregado com sete automóveis capota na RS 240

Na última sexta-feira, um caminhão capotou ao descer de um barranco de vinte metros, na RS 240, faixa de Montenegro.

O veículo transportava sete automóveis, destinados a diversas agências do interior do estado, sendo que dois destes seriam descarregados na Agência Ibiauto. Juarez Castilhos, motorista do caminhão de 23 anos morreu no hospital uma hora depois do acidente.

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Nenhuma das opções
Será preso
Voltará a ser presidente


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital