OFERECIMENTO:
Segunda-Feira, 02 de Junho de 2014 - Hora:14:15

Edição n° 94, de 31 de maio a 6 de junho de 1984

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Sociedade preserva a cultura alemã
Sociedade Linha Nova, 75 anos e muita vontade de crescer

A centenária vila de Linha Nova, um dos primeiros núcleos da colonização alemã no vale do rio Caí, é uma comunidade que preserva suas tradições e o faz principalmente através da sua sociedade: Sociedade Cultural e Recreativa Linha Nova. Lá, como em poucos outros lugares, mesmo os jovens participam de atividades como os torneios de tiro e de bolão.

No próximo sábado, obedecendo à tradição, será realizado o Grande Baile do Rei e Rainha.

Fundada em 1909, apartir de um movimento para constituição de uma sociedade de tiro. Devido a conturbada política da época, quando o páis era frequentemente convulcionado por guerras e revoluções, havia até um certo incentivo do governo à criação de sociedades deste tipo.

Theodor Ritter de 94 anos, senhor de uma inteligência lúcida e de uma memória invejável, lembra muito bem e rememora para os mais jovens a história ocorrida no ano distante de 1909. Tem, inclusive, o seu nome inscrito no livro dos primeiros sócios da antiga Vorwärtz.

Dois exemplos para serem seguidos

O descanso depois de 50 anos de trabalho

João Nicolau Raymundo, mais conhecido como "Seu Janguinho", detinha o título de mais velho empregado da empresa ODIM, completando 50 anos de trabalho na última sexta-feira. Agora seu Janguinho resolveu parar de trabalhar e se dedicar um pouco mais ao seu maior passatempo depois do trabalho, a pescaria.

No seu último dia de trabalho, a empresa prestou uma homenagem à Seu Janguinho.

Ele começou a trabalhar na empresa no dia 26 de maio de 1934, passando por todas as seções até chegar a chefe de setor. Logo após as homenagens, Seu Janguinho já com saudade do trabalho se colocou a disposição da empresa para quando houvesse falta de algum funcionário.

Ser boa estudante valeu dois milhões

Com 18 anos, a jovem Maria Luisa Grieber, tem gostos que muita gente acha que não existe mais entre os jovens. Ela gosta de ouvir boa música, ler bons livro e estudar.

Com médias na escola sempre entre 9 e 10, Maria foi premiada num concurso promovido pelo Clube Soroptimista, uma organização interncional de incentivo e apoio ao estudante.
[
Ela foi destacada como cidadã brasileira modelo no ano de 1984 e ganhou o prêmio de 1.250 dólares.

Maria agora irá representar o Brasil em nível internacional. Ela faz estágio na escola normal em São Sebastião do Caí e almeja ser professora de segundo grau.

Dique para conter as enchentes

A prefeitura de Bom Princípio está iniciando a contrução de um dique em Santa Teresinha que evitará que após fortes chuvas o arroio Forromeco inunde a Fábrica Richert e a Cerâmica Kaspary.

O arroio, que já foi nivelado, tem muitas curvas. Precisando assim fazer com que o curso do leito seja mudado, para uma maior vazão. O dique terá três metros de altura e quarenta metros de comprimento. Também será feito um valão de dois metros de diâmetro, tendo início na Cerâmica Kaspary e indo até o Posto da Polícia Rodoviária.

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

Quem está ganhando a guerra contra o crime na região?
Policia
Criminosos


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital