OFERECIMENTO:
Pelo Vale - Segunda-Feira, 16 de Novembro de 2015 - Hora:09:03

Edição nº 170 de 14 a 20 de novembro de 1985

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Casal caiense com 68 anos de casado

Seu Eugênio Resmin tem 90 anos e Dona Zilda, 89. Casados há 68 anos, os dois velhos vivem muito bem no bairro Navegantes, no Caí.

Seu Eugênio está com ótima saúde e gosta de dar boas caminhadas pela cidade. Principalmente ele preserva o seu bom humor e gosta de fazer uma piadinha de vez em quando, mostrando sua absoluta lucidez. Dona Zilda está bastante lúcida, mas ela tem problemas de reumatismo nas pernas e é bastante calada.

Seu Engênio não é natual do Caí. Ele nasceu no interior do atual município de Farroupilha. Ele veio para o Caí aos 12 anos, por volta de 1907.

O casal viveu uma vida feliz, sem briga e discussões, e criou seis filhos; José, Eugênia, Sebastião, Irene e Francisco, mais Telmo que é filho adotivo.

Nasceu um terneiro com dois sexo

Na localidade de Bananal, no interior de Montenegro, um terneirinho que nasceu na propriedade de Celso Heitor Jacobsen, é na verdade uma terneirinha...ou é ao mesmo tempo uma terneirinha e um terneirinho.

Trata-se de um animal hermafrodita. Essa anomalia, é bastante rara.

Um vizinho da granja de seu Celso, que é veterinário e atende os animais das redondesas, ficou surpreso. Na sua opinião o bichinho não vai dar nem uma boa vaca e nem um bom touro e convém sacrificá-lo assim que ter um bom peso. Seu Celso, entretanto, não pensa em fazer isso tão cedo.

Fundarte faz de Montenegro um dos maiores centros culturais

Uma das coisas das quais Montengro pode orgulhar-se, sem dúvida, é dos magníficos prédios que compõem o seu Centro Cultural e das Atividades que ali se desenvolvem. Em dois grandes edifícios encontram-se uma modelar biblioteca, um esplêndido auditório com capacidade para 400 espectadores e inúmeras salas para estudo de música e outras artes como o teatro, a pintura e a escultura. Nada menos de 30 professores, vindo de Porto Alegre, dão aula para mais de 500 alunos.

É difícil de pensar em outra cidade do interior, mesmo cidades bem maiores do que Montenegro, nas quais se possa encontrar uma tal estrutura de aprendizado da arte e de propagação da cultura.

O objetivo central da Fundarte é justamente proporcionar à população do município um aprimoramento da sua educação artistíca e geral. Para tanto, além de formar artistas nos seus mais de 50 cursos especializados, a instituição promove inúmeras apresentações artísticas abertas ao público de Montenegro e da região, no seu aditório.

 

Fundadora da ordem das irmãs de Feliz será beatificada pelo Vaticano

As Irmãs Escolares de Nossa Senhora de Feliz, estão convidando toda a comunidade para participar da Missa em Ação de Graças pela festa da Beatificação de sua fundadora Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, neste próximo domingo, na igreja matriz às 9 horas da manhã. Neste mesmo dia, em Roma, o Papa João Paulo II proclamará a sua beatificação.

Este ano, as Irmãs Escolares estão completando 50 anos de evangelização no Brasil. A congregação conta com 8 mil Irmãs em 31 países atualdo em escolas, creches, hospitais, orfanatos, etc. num total de 300 mil alunos.

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Será preso
Voltará a ser presidente
Nenhuma das opções


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital