OFERECIMENTO:
Segunda-Feira, 04 de Julho de 2016 - Hora:15:38

Edição nº 203, de 3 a 9 de julho de 1986

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Seu Norvino era colono do Arroio Jaguar. Mas chegou a construir uma usina hidroelétrica para iluminar a roça e poder trabalhar a noite

Morre tragicamente o homem mais trabalhador de Feliz
Quem fizer uma viagem da vila de São Vendelino em Bom Princípio até Alta Feliz, no interior de Feliz, percorrerá uma área montanhosa e de população escassa. Na única localidade existente no meio do percurso, Arroio Jaguar, chamará atenção do viajante um conjunto de prédios que diferem das construções normais da região. Junto de uma cachoeira pode se ver o que ainda resta hoje de um antigo alambique, um moinho com roda d'água e uma usina geradora de eletricidade. Impressionado de ver estas coisas no meio de uma paisagem rural, o viajante há de pensar que ali viveu no passado uma pessoa de grande iniciativa. De fato. Viveu ali um homem famoso em toda a região. Trata-se de Norvino Bruch.

Sobre ele contam-se muitas histórias. Uma delas é que ele construiu a usina para gerar eletricidade principalmente com o objetivo de colocar lâmpadas na roça e, assim, poder trabalhar até de madrugada.

A esposa de seu Norvino, dona Frida, suicidou-se há nove anos. O casal tinha nove filhos, sendo que quando um deles, Terezinha Patzlaff, caminhava por uma ponte existente na localidade na última semana, avistou seu pai morto embaixo da água.

A curta história de um jornal ousado: O Trambone de Vara

Escrever e fazer circular um panfleto altamente crítico ao governo de um pequeno município do interior, é quase um suicídio tanto do autor da idéia quanto do próprio panfleto, que mesmo tendo algum apoio, mais dia menos dia poderá sucumbir ante à pressão daqueles que se vêem atacados por ele.

Estamos falando de "O Trombone de Vara", panfleto que depois de três edições de grande repercussão, em Montenegro, teve no dia 5 sua última edição publicada, devido a grande pressão sofrida pelos criadores.

O Trombone nasceu quando três jovens, Pedro Henrique Stiehl, de 28 anos, João Carlos Amaral, de 20, e Gerson Kauer, de 21, se reuniam todas as noites na Pizzaria Junior's Bar e ali as ideias começavam a fluir e o panfleto começou a ser viabilizado.


Começa a Festa da Bergamota

Neste sábado, às dez horas da manhã começa a maior festa de toda a região: a 8ª Festa da Bergamota. Nesta hora o governador Jair Soares estará inaugurando a festa.

Se o dia não for chuvoso certamente uma grande multidão deverá acorrer ao Parque Centenário atraida pela intensa campanha publicitária que vem se desenvolvendo e pelas atrações. Que contará com a apresentação da cantora e bailarina Rita Cadilac.

A festa vai do dia 5 até o dia 20 de julho, 16 dias.

 

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Será preso
Nenhuma das opções
Voltará a ser presidente


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital