OFERECIMENTO:
Segunda-Feira, 22 de Junho de 2015 - Hora:08:50

Edição n° 149, de 20 a 26 de junho de 1985

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Ernesto Oderich viveu quase toda sua vida em Porto Alegre, mas foi enterrado no Caí

Fundador das Conservas Oderich morre aos 92 anos

Morreu, no dia 12 de junho, o industrial Ernesto Oderich, um dos fundadores da firma Conservas Oderich SA e, até sua morte foi presidente do Conselho de Administração da mesma empresa. Ernesto tinha 92 anos de idade e residia em Porto Alegre, mas foi sepultado no Caí, por ser aqui sua terra natal. A causa da morte foi uma trombose cerebral.

Ernesto nasceu no Caí em 15 de julho de 1892, filho de Adolfo Oderich e Henriqueta Ritter Oderich. Ele estudou na Alemanha, onde aprendeu técnicas de fabricação de conservas. Em 1907, ele começou a trabalhar na firma da família, então denominada Carlos H. Oderich & Cia, então dirigida por seu irmão mais velho Carlos H. Oderich e pelo seu pai. Em 1915 ele substituiu seu pai na administração comercial da empresa, neste mesmo ano ele se transferiu para Porto Alegre.

Com muito dinamismo, ele começou, a partir de 1916, a exportar os produtos da empresa para a marinha da Grã Bretanha.

Em seguida para o Uruguai e Argentina. Depois da guerra de 1914 e 1918, passou a exportar também para a Europa.

Por sua destacada atuação como empresário foi agraciado em 1975 com a ordem do Mérito Industrial, pela FIERGS.

Homem de vida muito longa, teve três esposas. A primeira foi Lúcia Jung Oderich, com a qual teve dois filhos: Carlos Henrique e Vera. A segunda foi Tovelille H. Oderich, que lhe deu duas filhas: Beatriz e Carmem. Em terceiras núpcias, ele casou-se com Theodolinda Veschia Oderich, que deixou viúva.

Hilário volta da Europa com muitas ideias para melhorar o seu município

O prefeito de Bom Princípio, Hilário Junges, acompanhado de sua esposa, voltou da Europa, onde passou 21 dias conhecendo o trabalho desenvolvido por prefeituras de municípios europeus, Hilário trouxe, no seu retorno, uma bagagem de conhecimento que poderá agora aplicar na melhoria do seu trabalho como prefeito do seu recém criado município.

Hilário pode observar diversas soluções adotadas pelas prefeituras italianas. Por exemplo, as ruas são abauladas para baixo no meio, e a água das chuvas corre pelo meio da rua ao invés de correr pelas laterais, como acontece nas nossas cidade. Também as bocas de lobo, captadoras da água para os canos de esgoto subterrâneos localizam-se no meio da rua.

Na Alemanha ele chegou à conclusão de que temos ainda muito a aprender para aumentar a produtividade do nosso gado leiteiro e que está produção poderá ser muito desenvolvida ainda na nossa região.

Hilário voltou da sua viagem convicto de que há muito futuro para a agricultura da nossa região, sendo necessário, acima de tudo, que o nosso agricultor desenvolva técnicas mais aprimoradas de produção.

Aumenta as granjas do leite tipo B

O leite tipo B produzido na Feliz pela Lacesa vem obtendo excelente acolhida, principalmente na região da Grande Porto Alegre, onde existe uma população de melhor poder aquisitivo. Trata-se de um leite que tem que ser vendido mais caro para o consumidor em virtude de ser produzido dentro de melhores condições de higiene e com especiais cuidados no que diz respeito a sua conservação.

O sucesso do leite tipo B junto ao público tem feito com que a Lacesa conceda todos incentivos aos produtores da região.

A mais nova adesão ao leite B foi a de Wilibaldo Graebin que inaugurou no último sábado as modernas instalações de sua sala de ordenha na granja que possui em Bom Fim Alto.

 

 

colunas e blogs

o Vale quer saber

Qual melhor solução para reduzir as enchentes?
Canal do rio
Nenhuma alternativa
Remoção de famílias
Dique


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital