50 anos da Cooperativa de Harmonia
No dia 29 de julho de 1935, numa reunião no Salão Fink, os 38 sócios fundadores se reuniram para fundar a então denomida Cooperativa de Produtores Suínos do Cahy Superior. Hoje, já com o novo nome de Cooperativa dos Suinocultores do Caí Superior, a mesma cooperativa comemora seus cinquenta anos de existência. Os festejos alusivos à data foram realizados no último fim de semana com um baile no sábado na sociedade local e um almoço na segunda-feira, no mesmo salão onde aconteceu a fundação.
Contando com dois mil produtores associados e com duzentos funcionários, além dum patrimônio imobiliário avaliado em dez bilhões de cruzeiros, a Cooperativa de Harmonia é hoje uma verdadeira potência.
Dos 38 fundadores, seis ainda se encontram vivos e receberam especial homenagem durante as comemorações: João Wendling, Pedro Aloísio Flach, Nicolau Hoffmann, Albino Reinaldo Hoffmann, José Aloysio Calsing e o Cônego Oscar Mallmann. Foram homenageados também os ex-presidentes Miguel Menz (1935-39), Antônio Scherer (39-50), João Alfredo Berwanger (50-57), João Hullen (57-74), Renê Vicente Vier (74-82) e Lothário Hoerlle (82, afastado por problemas de saúde). O atual presidente da cooperative é Hugo Amândido Keller.
Calçados Erobi fecha deixando cem pessoas desempregadas
Funcionando há cerca de dois anos no Caí, o atelier de propriedade de Abílio Gross e Eroni Nunes dava emprego a uma média de cem caienses. Isto deixou de acontecer na quarta-feira da semana passada, quando a firma fechou suas portas, colocando os funcionários em licença. Não é a primeira vez que isto acontece. É mais ou menos comum neste tipo de empresa que, quando falta serviço, os funcionários sejam colocados em licença. Desta vez, teme-se que o fechamento seja definitivo e os funcionários fiquem desempregados.
Abílio vê poucas esperanças de continuar com a empresa e já está estudando, inclusive, algumas propostas de emprego. Seu sócio Eroni Nunes, entretanto, pretende continuar com outro atelier que dará emprego a trinta funcionários.
Uma estrada que sumiu em Bom Princípio
Há 5 anos, a prefeitura de São Sebastião do Caí abriu uma estrada na localidade de Nova Columbia, hoje integrada ao município de Bom Principio. Com a grande enxurrada e enchente de três anos atrás, as águas do arroio lá existente destruíram a ponte submersa que havia na estrada. Desde então a ponte não foi arrumada e o tráfego não voltou a passar pela estrada.
Quem olha agora para a estrada, quase não acredita que por ali, um dia circularam veículos, pois a estrada está tomada de mato.
Seu Ildo, um homem de muita sorte
Tem tanta gente que joga na loto todas as semanas e não acerta nunca. Seu Ildo Henz na primeira vez que jogou, acertou a quadra. Seu Ildo não jogou sozinho. Ele entrou num cartão junto com mais dois amigos seus de Santa Terezinha: Lauro Henz e Hans Ledur. Os três juntos fizeram uma aposta de Cr$ 41.700 e ganharam nove milhões.
É claro que isto não acontece com ele todas as semanas, mas ele também não é muito de jogar. Mesmo assim, ele já ganhou uma vez no jogo do bicho, há muitos anos. Naquela ocasião ele achou uma nota de dez cruzeiros e jogou no número da nota. Não deu outra, ele ganhou uma bolada. Não adianta, mesmo. Sorte é para quem tem.