OFERECIMENTO:
Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2015 - Hora:08:57

Edição nº 162 de 19 a 25 de setembro de 1985

Resumo de notícias de 30 anos atrás

Dona Maria era um exemplo à comunidade, isso fez com que seu nome denominasse uma rua
Maria Mendel: Uma parteira que virou nome de rua em Bom Princípio

Dona Maria nasceu no dia 1º de maio de 1920, em Bom Princípio. Sendo a quinta dos onze filhos de Jacob Alles Sobrinho e de Dona Carolina Kuhn Alles.

Ela iniciou seu curso de Enfermagem e de Obstetria na Maternidade Carlos Correia, no Hospital de Caridade Senhor dos Passos de Florianópolis.

Voltou para Bom Princípio, em fins de 1945, com uma valiosa bagagem de conhecimento, dedicou-se, então, com muita presteza à sua profissão aqui, a 1º parturiente, em setembro de 1947; conforme seus registros.

Desde então, Dona Maria, nos seus 35 anos de profissão, atendeu em torno de 3.925 parturientes, sendo 43 partos de gêmeos.

Dona Maria atendia a domicílio, e para ali chegar, usava o cavalo, nos primeiros anos não existindo para ela nem dia, nem noite, enfrentando o sol abrasador e as madrugadas frias, não havia hora de descanço ou lazer.

Além de atender as parturientes a domicílio dona Maria exercia sua profissão também no Hospital São Pedro Canísio de Bom Princípio.

Era sempre dedicada e disponível, tendo para todos uma palavra de ânimo e carinho, mesmo nos momentos mais difíceis. Dona Maria, um exemplo de vida, digno de ser seguido, veio a falecer no dia 13 de dezembro de 1984.

Bom Princípio é o município que mais cresce na região

Em 28 de agosto do corrente ano, a Secretaria da Fazenda publicou no Diário Oficial do Estado, os índices do ICM dos municípios para o ano de 1986, tendo como base principal os valores adicionados nos anos de 1983 e 1984.

O valor adicionado caracteriza de maneira aproximada a riqueza ou a força produtiva de um município.

Baseado no crescimento médio havido no valor adicionado nos anos de 1983 e 1984, pode-se tirar importantes conclusões sobre o comportamento de cada município no quadro geral da economia do Estado nos próximos anos.

Bom Princípio deverá ultrapassar o valor adicionado de São Sebastião do Caí em 1988 e, o da Feliz, em 1991.

Harmonia prepara sua emancipação e convida Tupandi a integrar-se a ela

Para tratar de diversos assuntos relativos ao processo de emancipação, será realizado uma reunião de lideranças na igreja velha de Harmonia no próximo domingo. Esta será a primeira reunião de caráter mais amplo, na qual serão constituídas as comissões que irão se encarregar das diversas tarefas que terão de ser enfrentadas com vistas ao objetivo de emancipação.

Além de Harmonia, já se encontram inteiramente engajados no projeto da emancipação, as localidades de Despique, Linha Bonita Baixa e São Benedito. Espera-se também a adesão de Dom Diogo, localidade pertencente a Salvador do Sul e de Tupandi, pertencente a Bom Princípio.

O projeto dos emancipacionistas, que é visto com boa vontade pelos prefeitos dos três municípios que perderão território com a sua criação, está sendo encaminhado com calma, uma vez que a emancipação deverá acontecer apenas em 1988.

Conserto do Raio X vai custar 140 milhões

Técnicos da empresa Siemens SA estiveram no Hospital Sagrada Família, no Caí, para examinar o equipamento de Raio X, que se encontra estragado há mais de um ano. Depois de fazerem um exame do mesmo, apresentaram um orçamento do custo para os reparos necessários, que ficou em 140 milhões de cruzeiros.

Tendo em vista a difícil situação financeira por que passa o nosso hospital, a sua administradora não sabe ainda como poderá conseguir os recursos.

 


colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Será preso
Nenhuma das opções
Voltará a ser presidente


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital