A recem-criada escola de samba caiense Unidos do Quilombo está progredindo diariamente. Já tem uma diretoria definida, um samba enredo para este carnaval e neste sábado será escolhida a Rainha e Madrinha da Bateria no Salão Treze de Maio, na Rua Henrique D'Ávila, próximo à Brigada Militar.
Fazem parte da diretoria da Unidos do Quilombo: Alberto Azevedo (presidente), Jorge Luis (vice), Ademir Caetano (secretários), Dionize Correa (tesoureiro), Pedro Caetano (diretor de bateria), Paulo Cesar (ensaiador), Tássio do Cavaco (Cavaquinho) e Luciano da Silva (puxador).
Campõe a bateria da escola sessenta pessoas, cinquenta moças fazem a ala da beleza e várias crianças integram a ala infantil.
O samba-enredo deste primeiro carnaval da Unidos do Quilombo foi escrito por Aida e tem música de Paulo Cesar e Tássio do Cavaco:
O Canto da Raça
Canto, pra contar a triste história
Bem guardada na memória
Do irmão de cor e da raça
Feito de injustiça e maldades
Nas fazendas e cidades
E as chibatadas em praça
Pra suavizar a agonia
No Quilombo se escondia
Ao escapar do cativeiro
Ali, o preto conhecia
Som do tambu e alegria
E a sambar no terreiro
Como se a desgraça fosse um sonho
Todo preto ali risonho
Sambando acalmava a dor
Hoje calmamente olha o céu
Agradecendo à Isabel
Seu direito à paz e amor
Interessadas em participar da Escolha da Rainha, podem se inscrever até amanhã. Quatro candidatas já estão inscritas: Jocimara Hawari, Ana Paula Machado, Marli dos Santos e Sandra da Silva.
A Unidos do Colombo também escolherá sua Madrinha de Bateria. Estão inscritas: Isabel Cristina Faee, Carmen Lúcia Simsen e Beatriz dos Santos.
FUNDARTE funciona como uma verdadeira faculdade de música
A Fundação de Artes de Montenegro é uma das maiores escolas de Educação Artística do Rio Grande do Sul e só não está credenciada a ser faculdade por não tem espaço físico suficiente, além de não ter o seu próprio anfiteatro.
A diretoria Executiva da FUNDARTE, Terezinha Cardona, diz que o corpo docente, em sua maioria, têm curso de licenciatura ou bacharelado. Um dos grandes problemas da FUNDARTE é a superlotação das aulas, que são em sua maioria, no turno da tarde, muitos cursos já estão sem vagas, devido a grande procura dos alunos.
A FUNDARTE pode formar professores a nível de segundo grau e seus alunos vão dos 3 aos 68 anos de idade, matriculados em artes plásticas, iniciação musical e teatro, além, é claro, dos cursos livres de instrumentos musicais, como acordeon, clarinete, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, harpa, piano, viola, violão, violino, violoncelo, saxofone, trompete e sensibilização musical. A previsão de matriculados para este ano é de 690 matrículas idividuais, fora os três corais e as duas orquestras.
Ladrão esquecido leva dois rádios e deixa uma bicicleta
Na madrugada de sugunda-feira, dia 26 de janeiro, foi arrombada a loja de Olavo Steffen, localizada na rua Pinheiro Machado. O(s) arrombador(es) entrou(aram) pela vitrine da frente, que foi quebrada com uma grande pedra de concreto.
Foram roubados dois rádios, ambos da marca LIDBOM. Um deles é de amplitude modulada (AM). O outro é de frequência modulada (FM).
Também foram revirados o cofre e a caixa registradora, à procura de dinheiro. O barulho dos vidros quebrados foi ouvido na vizinhança, mas ninguém averiguou no momento. Somente duas horas depois, às sete e meia da manhã quando funcionários da Olavo Steffen chegavam, é que foi constatados o arrombamento e o roubo.