OFERECIMENTO:
Pelo Vale - Terça-Feira, 07 de Outubro de 2014 - Hora:19:53

Eleição foi tranquila, mas ocorreram muitas filas

Conforme os cartórios eleitorais da região, a eleição do último domingo, 5 de outubro, transcorreu tranquilamente no Vale do Caí.

Ocorreram poucos problemas com equipamentos em urnas eletrônicas. Em razão dos votos serem em cinco candidatos e em sete cidades do Vale do Caí ter pela primeira vez o voto biométrico (identificação por digitais), se formaram algumas filas.

Chamou à atenção a quantidade de propaganda eleitoral jogada nas urnas, principalmente próximo dos locais de votação. Um eleitor de Montenegro informou à reportagem que iria fazer uma representação no Ministério Público, devido à propaganda jogada nas ruas. Mas não houve nenhuma prisão por propaganda irregular ou boca de urna.

Voto biométrico
O voto biométrico foi à principal novidade desta eleição. Por ser novidade, ocorreram algumas filas maiores em Pareci Novo, São Vendelino, Vale Real, Linha Nova, São Pedro da Serra, Alto Feliz e Maratá, que já tiveram o novo sistema. O voto era mais demorado, principalmente quando a identificação pelas digitais não ocorria logo, chegando a acontecer até oito tentativas por eleitor, nos dedos polegar e indicador. Sem o reconhecimento, o eleitor tinha que assinar no livro de presenças e então votava normalmente. Só que isso gerou mais atrasos. E quem não participou da revisão eleitoral do ano passado não conseguiu votar, pois seu título foi cancelado.

Até 2018 o voto biométrico já deve ser adotado em todas as cidades do país, por proporcionar maior segurança. E no segundo turno, que ocorrerá no próximo dia 26 de outubro, acontecerá novamente nas mesmas sete cidades do Vale do Caí. Só que aí o voto deverá ser mais rápido, pois serão menos cargos e números, com votos apenas para o Governo do Estado e Presidência da República.

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital