OFERECIMENTO:
São Vendelino - Sexta-Feira, 28 de Outubro de 2016 - Hora:17:22

Em São Vendelino, não faltam vagas na educação infantil

A prefeita Marli Weissheimer, que é professora, conclui seu segundo mandato com um sonho realizado

Município oferece ensino de qualidade para todas as suas crianças /Divulgação Prefeitura/FN

A educação infantil em São Vendelino tem conquistado destaque no Rio Grande do Sul. Em 2014, conforme Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul divulgada no ano passado, o município foi o primeiro no ranking em oferta de vagas. Realidade mantida em 2015, com o atendimento de 101,47% das crianças entre zero e 3 anos de idade e 143,24%, da população de 4 a 5 anos de idade. Os estudos feitos com base nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação revelam o empenho da prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer em garantir um atendimento de primeira linha à comunidade desde os primeiros passos (berçário) até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Os números comemorados pelos profissionais envolvidos no projeto – coordenadoras pedagógicas, professores, assistentes, nutricionista, psicóloga, merendeiras – tornam evidente a capacidade de planejamento diante do crescimento do município para não deixar nenhuma criança fora da sala de aula.

Isso é fruto de um projeto que começou a tomar forma quando Marlí ainda era professora da Escola Leonardo Fritzen e via que as crianças das escolas municipais chegavam para cursar a 6ª série acanhadas diante da estrutura oferecida pela escola estadual.

Ela prometeu a si mesma que os estudantes das escolas municipais sentiriam orgulho de dizer o nome da instituição onde cursaram o ensino fundamental. Essa promessa a motivou, desde o seu primeiro mandato como prefeita – nos anos de 2009 a 2012 –, a investir na melhoria da infraestrutura educacional. Pensando o aluno em sua totalidade, a atual administração buscou suprir as necessidades dos espaços físicos e incentivar o aperfeiçoamento dos profissionais que lidam diretamente com os alunos.


Metas cumpridas
Já em 2014 e 2015, os relatórios mostraram todas as crianças com 4 e 5 anos residentes no município como acolhidas, quando a meta do Plano Nacional de Educação previa 100% da população desta faixa etária na escola somente para 2016.

O mesmo ocorre em relação ao público de zero a 3 anos de idade. A EMEI Estrelinhas do Recanto atende à demanda total de crianças dessa faixa etária que moram em São Vendelino. O índice supera a proposta do PNE para 2024 que é abrigar 50% dos pequenos. Vale lembrar que são mais crianças atendidas que a estimativa de crescimento da demanda apontada pelo IBGE.

Resultados que mostram a atenção dada pela prefeita Marlí ao tema. “Nos destacamos em educação infantil porque investimos para criar ambiente adequado para receber a demanda crescente. Foi uma luta árdua, mas conseguimos vencer.” A frase remete às dificuldades para erguer a EMEI Estrelinhas do Recanto, quando, com minoria na Câmara, teve que levar a população para dentro do plenário para aprovar a compra do terreno no bairro Recanto do Paraíso. A verba para erguer o prédio foi obtida junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Novidade
A prefeita quer construir novo prédio para atender os alunos da escola Pequeno Paraíso. “O terreno é favorável para as atividades com as crianças pequenas, pois tem sol, enquanto o prédio da Pequeno Paraíso tem muita umidade e o pátio é pequeno.” Para isso, já pediu recursos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Está, também tratando da compra de uma área de terras junto ao terreno de 2.800 metros quadrados que abriga a Estrelinhas do Recanto, cuja área construída é de 600 metros quadrados.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Com Tite no comando técnico, você passou a ter mais interesse pelos jogos da Seleção Brasileira?
Não
Sim


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital