OFERECIMENTO:
São Sebastião do Caí - Sexta-Feira, 02 de Outubro de 2015 - Hora:16:30

Empresa caiense desenvolve nova tecnologia e tenta conquistar o mercado internacional

Novo produto da Delta Frio, o Eco Turbo, vem despertando interesse em feiras nacionais e internacionais

As características do Eco Turbo são tão inovadoras que já foi requerida a sua patente internacional

A Delta Frio começou suas atividades no Caí, há 14 anos e hoje está instalada no bairro Lajeadinho junto à RS-122. O diretor geral da empresa, Marcelo Marx, é engenheiro de produção e a sua empresa se destaca pelo uso intensivo de tecnologia.

A empresa tem se especializado na fabricação de equipamentos de refrigeração e os equipamentos produzidos são vendidos para o todo país e para o exterior. Atualmente, exporta de 30 a 40% da sua produção. Esse percentual vem crescendo e a tendência é que as vendas externas venham a superar as que são destinadas ao mercado nacional.


PRODUTO INOVADOR
É muito difícil um produto industrial brasileiro competir com os concorrentes externos. Ainda mais no setor de alta tecnologia. Mas a Delta Frio vem conseguindo essa proeza e, graças a um novo produto, recém lançado, poderá dar um salto quanto à sua penetração no mercado internacional.

A novidade recém apresentada pela Delta Frio é o Eco Turbo, um evaporador para câmaras frigoríficas.

A empresa desenvolveu o produto em parceria com a empresa Olhar 180, de Porto Alegre e com o setor de engenharia mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Até o material com o qual o produto é fabricado é uma criação desse grupo de pesquisadores. Ele é mais leve e higiênico, além de suportar melhor tanto as altas quanto as baixas temperaturas. O que o torna ideal para a refrigeração de alimentos.

Já a venda com a marca Eco Turbo, o produto se diferencia pelo bocal inspirado nas turbinas de avião e proporciona refrigeração mais rápida que os equipamentos atualmente em uso, além de economia de energia.

O produto é tão inovador que já foi requerida a sua patente internacional.

Além disso, o Eco Turbo produz menor ruído e maior resistência térmica do que os aparelhos convencionais.

Com suas características inovadoras, o Eco Turbo garante menor desidratação dos alimentos e maior facilidade de higienização.


PRODUTIVIDADE
Além da sua capacidade de desenvolver importantes inovações tecnológicas, a Delta Frio também aprimora a produtividade na sua linha de produção.

Recentemente, a empresa foi uma das 18 empresas escolhidas pela Confederação Nacional de Industrias (CNI) para um projeto de aumento da produtividade.

Foi constatado que os funcionários das empresas caminhavam vários quilômetros na fábrica durante o dia, andando de um lado para outro para realizar as suas tarefas. Problema que foi solucionado com uma reorganização geral do processo de produção. A Delta Frio foi uma das empresas que melhor aproveitou essa experiência e, por isso, foi destacada numa matéria para a TV Globo produzido para divulgar o projeto da CNI.

Atenta para a necessidade de aprimoramento tecnológico, a Delta Frio vai abrindo caminho para a conquista de um lugar no mercado internacional da refrigeração.

Delta Frio: a empresa certa no lugar certo
Quando a Delta Frio veio se instalar no Caí, em 2001, as fábricas da Azaléia já estavam diminuindo a sua atividade (fecharam totalmente em 2005) e o desemprego era o maior problema do município.

O então prefeito Léo Klein tinha a criação de empregos como principal meta da sua administração e ofereceu incentivos para a instalação da empresa no município.

Hoje o desemprego já não está na lista dos principais problemas do município. Mas a Delta Frio, mesmo que por motivos diferentes, acabou se instalando num local muito adequado, pois o Vale do Caí está se firmando, cada vez mais, como um polo mundial na produção de alimentos. Formou-se aqui o Cluster Agroindustrial de Alimentos que já é um importante polo mundial na produção de carnes de aves e suínos.

Para ser competitivo nesse mercado tão importante, a região precisa se diferenciar dos produtores de outros estados e países. A Delta Frio, com o seu alto desenvolvimento tecnológico, pode se tornar uma importante aliada na luta dos produtores da região pela conquista do mercado internacional.

O Vale do Caí já provou que é capaz de produzir carnes a preço competitivo no mercado mundial. É bom saber que existe, na região, uma empresa capaz de contribuir para que as carnes da região sejam levadas a qualquer lugar do mundo com sua qualidade preservada.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital