OFERECIMENTO:
Marat - Sbado, 24 de Junho de 2017 - Hora:08:00

Esperança está sendo reconstruída graças à solidariedade

Casas destruídas estão sendo reerguidas na localidade mais atingida pelo temporal

Materiais de construção estão sendo doados ou comprados através da campanha /Eduardo Kleinschmitt/Prefeitura de Maratá

Várias frentes de trabalho estão se espalhando pela localidade mais atingida pelo temporal do último dia 8 de junho. Um grande mutirão foi montado, com moradores, familiares, amigos e voluntários reconstruindo o que foi destruído pela força do vento. E o que mais chama a atenção é a solidariedade. Além da montanha de roupas, calçados e alimentos que foram doados por diversas pessoas, agora os materiais de construção e o dinheiro arrecadado está ajudando na reconstrução de Esperança.

O prefeito Fernando Schrammel ressalta que muitos dos materiais e recursos doados já estão sendo utilizados pelas quinze famílias que tiveram suas casas destruídas, sendo que pelo menos outras 25 também foram atingidas. “Foram comprados tijolos, cimento e outros materiais. Algumas paredes estão sendo levantadas”, diz. Mas algumas casas, que foram devastadas pelo tornado, estão sendo reconstruídas desde o alicerce. Não sobrou nada. “Quinze famílias perderam tudo. Por isso esse apoio da comunidade é muito importante”, destaca o prefeito.

Nesta semana foi homologado pelo Estado o decreto de situação de emergência. As localidades mais atingidas são de Esperança, Boa Esperança e Linha Fries. Além da destruição de casas, também a agricultura foi devastada, atingindo pocilgas, galpões, mato de eucalipto, aviário e danificar a rede elétrica. Com a homologação da situação de emergência, o município poderá ter acesso a recursos, comprar materiais e buscar a ajuda humanitária. “Estaremos em Brasília na busca de mais recursos”, informou o prefeito Fernando.


Música e trilha de motos
As ações em benefício de Maratá continuam e são realizadas nos mais diversos municípios. Em Montenegro, na última segunda-feira aconteceu no Teatro Terezinha Cardona, da Fundarte, a volta de um encontro de artistas. O Canto Geral, uma união de músicos montenegrinos que não ocorria fazia vários anos, retornou para arrecadar recursos para Maratá.

Toda a arrecadação da bilheteria foi em benefício da reconstrução em Esperança.

Outro evento que teve uma grande arrecadação de recursos, de cerca de 42 mil reais, foi o Passeio da Esperança, com a participação de mais de 700 motociclistas que passaram por trilhas entre as localidades devastadas pelo temporal. A realização, no último domingo, foi do Grupo Jeep Motoclube Doguinhos, da Cidade de Brochier em parceria com o Moto Clube Sem Noção do Município de Maratá, com apoio da Prefeitura. Todas as inscrições arrecadadas foram destinadas para a reconstrução.


Hoje tem Brechó
Como foi arrecadada uma grande quantidade de roupas e calçados para a campanha Ajude Maratá, estão sendo realizados brechós para que o dinheiro da venda dos agasalhos também seja destinado para as famílias atingidas. As roupas e calçados que os desabrigados precisavam eles já receberam.

O Brechó já ocorreu no final de semana passado e continuou ontem. Hoje tem mais, a partir das 14h, na Sociedade Esperança, com a venda das roupas doadas que sobraram. As peças tem preço único de 5 reais cada. O dinheiro arrecadado será investido na compra de materiais de construção para as casas atingidas.


Ajude Maratá
Doações também podem ser feitas ainda através de conta bancária. As doações podem ser feitas através de depósito na agência do Banrisul 1089-28, pela conta corrente 06.124903.0-2, em nome da Associação Cultural de Maratá (CNPJ 00820628/0001-33). No banco Sicredi pela agência 0119 e conta 27541-7. Ou na Caixa Federal agência 0530 (operação 013) na conta 107866-0. 

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital