OFERECIMENTO:
São Sebastião do Caí - Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2017 - Hora:08:00

Eventos semanais no Parque Centenário podem impulsionar o turismo no município

O sucesso de eventos como o Acampamento Farroupilha e Encontro de Carros Antigos provam que o Cai tem potencial para o turismo

/Arquivo/FN

O sucesso dos eventos realizados no Parque Centenário tem animado grupos caienses a promover outras festas no parque que, quase todas, vêm tendo sucesso.

O Caí, e o próprio parque, são muito bem localizados. Perto de Porto Alegre e Caxias, os dois maiores núcleos populacionais do estado. E o parque, por estar junto à avenida Doutor Cassel, é um endereço muito fácil de encontrar. O local conta, também, com amplos espaços para estacionamento.


Estratégia
As cidades de Gramado e Canela tornaram-se um dos principais pontos de atração turística do país graças as suas belezas naturais, mas também aos eventos que lá acontecem. Em Gramado, chegam a ocorrer dois eventos oficiais por semana e Canela segue pelo mesmo caminho.

No Caí já está se consolidando a ideia de chegar à realização de eventos no Parque Centenário em todos os finais de semana.

A Festa da Bergamota, que terá a sua 21ª edição dos dias 30 de maio a 10 de junho de 2018, não é o único evento capaz de trazer grande público para o parque do bairro Vila Rica.

O Encontro de Carros Antigos e o Moto Caí no Asfalto também atraem multidões e o Acampamento Farroupiilha muda o cenário do parque por duas semanas com a instalação de ranchos nos quais a gauchada se reúne para extravasar o seu amor pela tradição riograndense.

Outro exemplo disso é o Encontro de Bicicletas Antigas, que terá a sua quarta edição no dia 3 de dezembro. E, antes disto, no dia 12 de novembro, será realizada a primeira Volkswagen Fest, evento que vai reunir apenas carros da marca Volkswagen, antigos ou novos, nacionais ou importados, dos velhos Fucas ao Golf 2018. A realização é do grupo VW CLUB do Vale do Cai. No mesmo dia, acontece a primeira edição do encontro de colecionistas, denominado Caí no Colecionismo.

Entre as coleções que já estão confirmadas para o evento, estão as de selos, moedas, cédulas, bicicletas, orquídeas, miniaturas, garrafas, tampinhas de garrafas, canetas, video games, caixas de fósforos e militaria com dioramas e latas.


Locais de Visitação
Folhetos promovendo os pontos de visitação turística devem ser distribuídos nos eventos do Parque Centenário divulgando os pontos de visitação e mostrando, através de uma mapa, como chegar a eles.

Um dos locais mais óbvios para ser oferecido aos turistas é a velha pedreira da prefeitura. Um local muito próximo e acessível e que - do alto do grande paredão rochoso - proporciona uma magnífica paisagem da cidade e da região.

Para tanto será necessário investir na melhoria do acesso e numa escadaria para facilitar o acesso dos turistas até o alto da pedreira. A escadaria pode ser feita como trilha em meio à mata, numa das laterais da pedreira.

Outro ponto com potencial de visitação é um velho moinho que existe no Campestre de Santa Terezinha. Ele terá de ser reativado e poderá vender produtos elaborados no local, além de produtos coloniais produzidos na região.

O antigo porto no rio Caí e a estradinha que leva até ao paredão dos Berwanger são outros possíveis pontos de visitação. A criação de um parque natural na margem do rio - como foi sugerido pelo ministro Osmar Terra - é outra grande possibilidade. Passeios de barco no rio, banho nas praias e cachoeiras e trilhas em meio à mata natural, além de arvorismo e passarelas rústicas para pedestres por sobre o rio e o arroio Coitinho são possíveis atrativos.

Claro que todos esses locais precisam de investimentos em acesso, paisagismo, estacionamento e conforto para os visitantes.

O santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul é outro ponto de visitação importante.

Com essa soma de atrativos o turismo na cidade poderá se tornar uma importante atividade econômica, gerando empregos na hotelaria, restaurantes, posto de gasolina e outras atividades. Tal como acontece hoje em Gramado e Canela.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital