OFERECIMENTO:
Salvador do Sul - Sbado, 24 de Junho de 2017 - Hora:08:00

Gestão compartilhada no Hospital São Salvador segue em discussão

Medida é tida como condição para manutenção de repasses da prefeitura à unidade

São Salvador poderá seguir modelo de gestão do hospital de Feliz /Cleo Meurer/Arquivo/FN

A Administração Municipal de Salvador do Sul e a diretoria da entidade mantenedora do Hospital São Salvador seguem discutindo o modelo de gestão compartilhada para a unidade de saúde, uma das principais da região. A medida é considerada imprescindível pela atual gestão salvadorense para a manutenção do repasse mensal de recursos ao hospital.

Recentemente, o convênio entre o Município e o São Salvador foi prorrogado por, somente, mais um mês, prazo considerado limite para a efetivação do novo modelo de administração da unidade. No último dia 13, uma reunião, com a participação de representantes das duas partes, foi realizada na Assemssul para exposição do modelo que a administração deseja implantar. O encontro também foi prestigiado pelo advogado da AMVARC, Glademir Chiele, responsável pela criação da lei e estatuto que rege a gestão compartilhada do Hospital Schlatter, de Feliz.

“Quem rege a saúde em um município é a prefeitura e não o hospital, por isso quem tem que gerir é a Administração Municipal, independente do governo que estiver”, ponderou o advogado. A gestão compartilhada acontece com a participação de um conselho administrativo com 10 membros, onde 50% desses membros são do poder municipal.

Profissionais da saúde e usuários também estão representados.

O prefeito Marco Aurélio Eckert (PMDB) reiterou o apoio à implantação da gestão compartilhada para que o Hospital São Salvador, que há anos sofre por problemas financeiros, enfim se recupere em definitivo. “A estrutura atual chegou a um ponto que uma mudança é necessária”, avalia.

O presidente da associação mantenedora do São Salvador, Eduardo Haupt, afirmou que a diretoria irá discutir o modelo.

“Não tem como não acontecer, pois concordamos com a gestão compartilhada, mas mesmo assim vamos avaliar junto à diretoria”, apontou. Em ofício recente que havia encaminhado ao prefeito, a administração do hospital havia solicitado detalhes sobre o projeto da gestão compartilhada.

O hospital salvadorense, além da comunidade local, presta atendimentos para moradores de São Pedro da Serra e São José do Sul, mediante convênios com as prefeituras. No ano passado, foram realizados mais de 17 mil procedimentos no complexo.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Voltará a ser presidente
Nenhuma das opções
Será preso


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital