OFERECIMENTO:
Quarta-Feira, 14 de Março de 2018 - Hora:08:00

Investimentos no terminal hidroviário fortalecem a economia

O uso da navegação para o transporte até o porto de Rio Grande aumenta a competitividade dos produtos da região

/Divulgação/FN

A maior vocação econômica do Vale do Caí é a criação de aves, suínos e bovinos. Municípios que investiram no incentivo a essa atividade tiveram progresso extraordinário nessa década. Tupandi é o exemplo maior dessa perspectiva.

O Vale do Caí faz parte de um mecanismo econômico pelo qual a soja produzida no noroeste do estado vem para o vale e aqui é transformada em ração para a criação de aves e suínos. Aqui a soja é transformada em carne, aumentando muito o seu valor, e exportado para países do mundo inteiro através do porto de Rio Grande.

Outros países e outras regiões brasileiras concorrem com o Rio Grande na produção de soja e criação de aves e suínos. Por isso é necessário diminuir os custos da produção no estado.

A boa notícia é que no terminal Contesc, antigo Santa Clara, situado junto ao Polo Petroquímico em Triunfo, uma nova embarcação passou a atuar no trecho até o porto de Rio Grande no início do ano. Agora, o número de viagens entre o terminal de Triunfo e Rio Grande passa de duas para quatro saídas semanais.

O terminal hidroviário foi inaugurado em setembro de 2016 e opera integrado ao Terminal de Contêineres (Tecon) do Rio Grande.

Trocando o caminhão pelo barco, os custos de transporte diminuem e aumenta a competitividade da carne gaúcha no exterior. O que possibilita o aumento da produção de carnes no Vale do Caí.

O transporte dos containeres por barco, além de tudo, ajuda a desafogar o trânsito nas rodovias pelas quais eles são transportados atualmente.

Por enquanto, os maiores clientes do porto são as empresas de cidades como Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta e Lajeado. As principais cargas movimentadas são congelados, resinas, glicerina, utensílios domésticos, móveis, compensados e sucata.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital