OFERECIMENTO:
Montenegro - Quinta-Feira, 23 de Maro de 2017 - Hora:14:56

Livro será lançado no próximo dia 10

Projeto nascido em Montenegro formou uma das quatro melhores equipes do mundo no início da década de 1990

Livro estará disponível para download no site do Clube Riograndense /Divulgação/FN

A trajetória de um dos projetos mais vencedores da história do esporte do Rio Grande do Sul acaba de se transformar em livro. ‘Vôlei em Montenegro: uma história de paixão e glórias’ será lançado em evento para convidados no próximo dia 10 de março, às 20h, na sede do Clube Riograndense, em Montenegro. Com autoria da jornalista Cláudia Coutinho, a obra narra a história do projeto que começou nas escolas do município do Vale do Caí no final da década de 1960 e levou à formação da equipe que ficou entre os quatro melhores times do mundo na temporada 1991/1992 dentre outras conquistas. O projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, com patrocínio do Grupo Vibra, de Montenegro.

Da euforia de uma comunidade com o esporte ensinado pelos irmãos Cilon e Celso Orth, passando pela formação da equipe do Riograndense que chegou ao topo do vôlei gaúcho, até o time da Frangosul que conquistou o Brasil, o vôlei nascido e criado em Montenegro colecionou histórias que agora estão registradas. “O livro não tem a pretensão do rigor histórico, mas reúne informações que estavam dispersas, diluídas, e que permaneciam apenas na memória de quem foi protagonista. Ainda durante o processo de pesquisa vi o quanto o livro se justifica como registro do esporte gaúcho e brasileiro reunindo informações que de outra forma se perderiam ao longo do tempo”, conta Cláudia. Além de pesquisas em documentos e jornais da época, foram realizadas 22 entrevistas, totalizando cerca de 20 horas de gravações.


Registro histórico
Reunir as memórias do projeto era um sonho antigo de um grupo que reúne ex-jogadores, técnicos e dirigentes que durante anos se doaram às equipes que vestiram as camisas do Riograndense e da Frangosul. Para registrar essa história eles chamaram a jornalista Cláudia Coutinho, que em 35 anos de jornalismo esportivo acompanhou todas as fases do projeto, desde que o Riograndense dominou o vôlei estadual, como repórter de Zero Hora, e até o título da primeira edição da Superliga Masculina de Vôlei na temporada de 1994/1995, já como assessora de imprensa da equipe. “Estou muito contente com o resultado do livro, e acredito que todos aqueles que tiveram contato com o projeto também ficarão felizes”, afirma a autora.

Além do registro da trajetória do projeto, mostrando seus personagens, equipes, e os muitos títulos conquistados nas décadas de 1980 e 1990, a obra ainda conta “causos” dos bastidores do Riograndense e da Frangosul. A partir de 11 de março o livro estará disponível para download gratuito no site do Clube Riograndense Montenegro (www.cluberiograndense.com.br), e parte da tiragem será distribuída para bibliotecas públicas dos municípios do Vale do Caí e do Vale do Sinos, além de faculdades de Educação Física no Rio Grande do Sul e instituições ligadas ao voleibol como a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e a Federação Gaúcha de Vôlei (FGV).

O livro Vôlei em Montenegro: uma história de paixão e glórias é uma realização do Ministério da Cultura com patrocínio do Grupo Vibra. A publicação conta com o apoio do Clube Riograndense Montenegro. O planejamento cultural e a produção são de Carmen Langaro Produção Cultural, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Voltará a ser presidente
Será preso
Nenhuma das opções


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital