OFERECIMENTO:
Tupandi - Sábado, 03 de Junho de 2017 - Hora:08:00

Município quer investir em energia solar

Tecnologia pode beneficiar agricultores e empresas

Reprodução/FN

Durante este mês de maio foi realizada uma reunião entre a Administração Municipal e a Extra Energia – Sistemas de Energia Solar. Em pauta, a viabilidade e os benefícios da instalação de energia solar para produtores rurais e empresas. Na ocasião, o poder público esteve representado pelo vice-prefeito Paulinho Ludwig e pelos secretários municipais Rafael Sehnem e Joaquim Weber.

Os sistemas de energia solar já existem há mais de 30 anos, mas recentemente, graças ao desenvolvimento tecnológico eles vêm se tornando viáveis. Para se ter uma ideia, uma célula fotovoltaica que no início da década de 80 custava cerca de US$ 76,00, hoje custa US$ 0,30.

Apresentado pela empresa na reunião, o sistema seria ligado a rede com a instalação de um relógio bidirecional, ou seja, durante o dia com a incidência do sol as placas fornecem energia para a rede da concessionária. Essa energia é medida e gera créditos, possibilitando no final do mês que o consumidor pague somente a taxa mínima para a distribuidora. Atualmente estima-se que a economia de energia paga o investimento em cerca de seis ou sete anos em média. As placas fotovoltaicas possuem mais de 20 anos de garantia de fábrica.

De acordo com o vice-prefeito Paulinho Ludwig, esta oportunidade pode favorecer os produtores, principalmente porque teriam acesso a linhas de credito no Pronaf, com juros em torno de 2,5% ao ano, com três anos de carência e prazo de financiamento de 10 anos. Segundo ele, a Administração irá discutir possíveis incentivos tanto para produtores como para empresas que realizarem investimentos em energia solar. “Vamos realizar um estudo para verificar a viabilidade e o custo do investimento para instalação do sistema nos prédios da administração”, enfatiza.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Nenhuma das opções
Voltará a ser presidente
Será preso


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital