OFERECIMENTO:
Bom Princpio - Quarta-Feira, 27 de Junho de 2018 - Hora:08:00

O que será feito com o antigo prédio do hospital?

Prioridade é para a área da saúde, mas precisa de restauração

Prédio antigo do Hospital São Pedro Canísio foi inaugurado em 1931 /Arquivo/FN

Após a inauguração das novas instalações do Hospital São Pedro Canísio, junto a UPA, no último dia 2 de junho, ainda deve ser definido o destino do prédio antigo, onde a casa de saúde funcionou por 87 anos.

O prefeito Fábio Persch informou que ainda deve ser regularizada a permuta, que já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, com o município ficando com a área antiga em troca do hospital novo. Como se trata de um prédio bastante antigo, inaugurado em 2 de agosto de 1931, ele necessita de restauração até que possa ser aproveitado.

O advogado Arno Carrard, que é de Bom Princípio e ficou conhecido por liderar os processos emancipacionistas na região, sugeriu ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre, a implantação de uma unidade no Vale do Caí. E como agora o prédio do antigo hospital de Bom Princípio está vago, seria uma das alternativas para sediar a unidade, diminuindo a migração de pacientes para a capital e outros grandes centros. Carrard inclusive já esteve em reunião com diretores da Santa Casa entregando a sugestão de uma unidade no Vale do Caí, mas sem citar cidade ou local onde poderia ser instalada a unidade. A sugestão ganhou muitos apoios em comentários nas redes sociais.

O prefeito Fábio Persch ressalta que foi dado um grande passo ao colocar em funcionamento o novo hospital e entregar a obra para a comunidade. Sobre o prédio do antigo hospital São Pedro Canísio, o prefeito entende que pode ser aproveitado para várias atividades a serviço da população. Segundo Fábio, a prioridade é a área da saúde. Por isso a secretária municipal de saúde, Lilian Juchem, está em Brasilia nesta semana justamente para tratar de alternativas na área da saúde.

Sobre o reaproveitamento do antigo prédio do São Pedro Canísio para outra unidade de saúde, o prefeito vê a sugestão com cautela. “Se optamos por fazer um hospital novo é porque o velho não está adaptado para um hospital”, lembra. Mas ele considera que o local pode ser aproveitado para outros serviços na área de saúde muito importantes e é atrás dessas alternativas que a Prefeitura está indo.

O prédio do antigo hospital fica na área central, junto da Prefeitura e do Parque Municipal. É uma área nobre, ampla e muito bem localizada. O local pode inclusive sediar serviços que estão em imóveis alugados, como a Biblioteca Pública, e outros setores. Tudo está sendo analisado e o aproveitamento do prédio histórico do São Pedro Canísio pode ser decidido em conjunto com a comunidade, que ajudou a erguer o imponente hospital onde por tantos anos se salvou muitas vidas.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital