OFERECIMENTO:
Montenegro - Quarta-Feira, 18 de Abril de 2018 - Hora:08:00

Outdoor do Bolsonaro é alvo de incêndio

Painel tem provocado muitas reações, contrárias e favoráveis

Placa foi “inaugurada” na margem da RSC 287 /Reprodução/FN

O assunto principal, nas redes sociais (facebook e whatsApp), é a colocação de um outdoor na margem da RSC 287, de apoio ao pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL – RJ). O painel, próximo da Madeireira Montenegrina, tem dividido opiniões e gerando debates acirrados. E isso não só quanto ao fato de ser considerado ou não propaganda eleitoral antecipada. Muitas pessoas questionam as palavras que constam na placa: “Montenegro – Cidade das Artes – Apoia Bolsonaro”. A repercussão e a polêmica aumentaram ainda mais porque o painel já foi alvo de pichação no primeiro dia de instalação e na noite da última segunda-feira foi colocado fogo no mato junto ao outdoor, causando danos na placa.

Conforme Camila Carolina de Oliveira, pré-candidata a deputa estadual pelo PSL, a instalação do outdoor já vinha sendo estudada faz cerca de seis meses. A montenegrina conta que um grupo de apoiadores de Bolsonaro decidiu dividir os custos de cerca de 1.600 reais e o painel foi colocado num local cedido pelo proprietário. No domingo de manhã, quando foi feito um ato de “inauguração”, Camila lamenta que a foto de Bolsonaro já tinha sido pichada durante a noite. E o pior ocorreu por volta de 22h de segunda-feira, quando foi colocado fogo. Os bombeiros foram chamados e apagaram as chamas em galhos secos que tinham sido cortados justamente na limpeza da área para a montagem do painel. “É lamentável. Mas a gente já esperava isso, tamanho o ódio que foi disseminado nas redes sociais”, protesta, informando que iria registrar um boletim de ocorrência na Delegacia. “O ato de vandalismo é crime”, completa, sobre o incêndio provocado junto ao painel.

As chamas acabaram danificando parte do outdoor. Mas os apoiadores de Bolsonaro garantem que vão colocar uma nova arte, que já está pronta. Além disso, dizem que já arrecadaram recursos para a instalação de outros painéis, tanto em Montenegro como em cidades vizinhas como Pareci Novo e Triunfo. “O objetivo é divulgar o nome de Bolsonaro. Não é propagando antecipada. Agradeço o apoio da oposição por ter compartilhado. Não esperava tanta repercussão”, ironizou Camila, dizendo que na segunda-feira foi acrescentada uma nova frase no topo do painel onde passou a constar “A Sociedade Civil Organizada...”.

Para Ezequiel Souza, secretário do PT em Montenegro, o painel é sim uma propaganda antecipada. Ele lembrou que em outras cidades a Justiça mandou retirar “propagandas” semelhantes e espera que o mesmo aconteça em Montenegro. “Sentimos-nos muito ofendidos. É uma mentira que Montenegro apóia ele”, declarou, durante debate acirrado com Camila na rádio América na última segunda-feira. Ezequiel informou que um grupo já fez uma representação contrária ao outdoor por via online ainda no fim de semana e outra ação seria protocolada ontem no cartório eleitoral.


Polícia e Justiça
O chefe de cartório da 31ª Zona Eleitoral, Diego Bonato Coitinho, disse que se houver alguma representação a Justiça deverá analisar o caso para decidir se é ou não propaganda antecipada. “Não pode constar pedido de voto. Mesmo assim em algumas cidades a Justiça Eleitoral determinou a retirada de placas semelhantes. Já em outras não, após liminar que permitiu. Vai depender da interpretação da Justiça”, afirmou. Em outras cidades, aonde outdoors semelhantes foram instalados, também houve muita polêmica e também chegaram a ocorrer incêndios.

Durante o período eleitoral, quando entre julho e agosto os partidos definirão seus candidatos, os outdoors e placas são proibidos.

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital