OFERECIMENTO:
Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2017 - Hora:08:00

Polícia encontra armas e explosivos de quadrilha acusada de explosões de bancos

Líder do bando ainda está sendo procurado, mas sua irmã e outra mulher foram presas

Duas mulheres foram presas e muitas armas e explosivos foram apreendidos em Capela de Santana /Polícia Civil

A 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Polícia Civil, deflagrou no último final de semana uma ação policial em várias cidades, entre elas Capela de Santana, Montenegro e Portão, do Vale do Caí, além de Novo Hamburgo. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão referentes à investigação do crime de roubo majorado, quando houve emprego de explosivos em caixas eletrônicos e foram efetuados disparos de arma de fogo durante a ação criminosa, fatos ocorridos na cidade de Maratá, onde aconteceram dois ataques com explosões no Banrisul entre julho e agosto, e também em Barão. Também existe a suspeita que a mesma quadrilha teria atacado um carro-forte em Caxias do Sul em maio deste ano.

A operação do último final de semana iniciou já na sexta-feira, mas os detalhes só foram divulgados no início desta semana, quando foram cumpridos mais mandados visando prender o líder do bando, João Batista Crisóstomo de Araújo, conhecido como “Tio”, de 53 anos. Só que apesar de todos os esforços ele não foi localizado e continua foragido.

Considerado um dos bandidos mais procurados do Estado, ele é também acusado de ataques a bancos dos municípios de Mariana Pimentel e Ibirajaras, além de mais recentemente em Paverama. O delegado Joel Wagner, do DEIC, lembra que “Tio” chegou a ser preso em flagrante em 2015. “Prendi ele com Nova Hartz com explosivos e fuzis”, recorda. Ele está foragido desde março deste ano.


Prisões e apreensões
Durante a operação os policiais realizaram buscas em Montenegro, mas conforme o delegado nada foi encontrado. O principal resultado das buscas ocorreu numa propriedade de Capela de Santana. No local foram realizadas as prisões de duas mulheres, “E.B.A” (46 anos) e “R.B.R.P” (54 anos) . A Polícia só divulgou as iniciais dos nomes delas e idades. Na casa em que se encontravam foram apreendidos um fuzil calibre 556, três espingardas calibre 12, um revólver calibre 38, diversas munições nos calibre 556, 12 e .38, carregadores de fuzil 556, luneta para o fuzil 556, explosivos (cordel, pavio e espoletas), camisetas da com a inscrição da Polícia Civil, coletes balísticos, toucas ninja, miguelitos, dentre outros objetos.

Segundo o delegado Joel, a grande apreensão realizada em Capela de Santana comprova que a quadrilha tinha como sede o Vale do Caí. Uma das mulheres presas na Capela inclusive é irmã de “Tio”. Elas estariam guardando as armas e explosivos. Com a apreensão e prisões, o delegado acredita que a Polícia está mais perto de prender o líder do bando e outros integrantes. O local da apreensão das armas, explosivos e outros objetos foi submetido a perícia pelo Instituto Geral de Perícias, Departamento de Perícias Laboratoriais - Divisão de Genética Forense, com o objetivo principal de coleta de material genético, o que irá auxiliar a investigação criminal na identificação dos demais membros da organização criminosa. A ação da Polícia também resultou num grande desfalque financeiro na quadrilha.

O delegado Joel ressalta a importância da população ajudar com denúncias e informações, mesmo de maneira anônima, para que possa ser preso o líder da quadrilha e seus comparsas. Contatos podem ser feitos pelo Disque-denúncia 0800-510 2828 e WhatsApp e Telegram (51) 98418-7814.

 

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital