OFERECIMENTO:
Capela de Santana - Sábado, 29 de Julho de 2017 - Hora:08:00

Procissão voltará a contar com a imagem da santa padroeira

Uma nova escultura, muito semelhante à que foi roubada em 1983, vai reforçar a fé dos capelenses no dia da sua festa

Uma obra do famoso escultor Valter Frasson vai substituir a peça levada por ladrões há 34 anos /Divulgação/FN

Os capelenses estão em festa, homenageando a sua santa padroeira: Santa Ana, que é a mãe de Maria e avó de Jesus.

Os festejos já começaram e terão o seu ponto culminante na manhã desse domingo, às dez horas da manhã, com a procissão em louvor à padroeira.

Como ocorre todos os anos, haverá uma procissão na praça situada em frente à igreja matriz.

Mas, a procissão e a festa desse ano terá um significado muito especial para os devotos de Santa Ana, pois a procissão e a igreja voltarão a contar com a presença da imagem da Santa. O que não acontecia desde 1983.

Roubada por bandidos naquele ano, a imagem faltou na igreja e na procissão, onde sempre estava até então.


O retorno
Passados todos esses anos, o vazio deixado pela ação de ladrões será, finalmente, preenchido. Graças à iniciativa do capelense Pedro Nunes Machado, de 85 anos, uma nova estátua em madeira foi esculpida pelo renomado artista Valter Frasson e doada à paróquia.

Nascido em Capela, o doador da estátua pediu ao seu filho, Jair Machado, que encomendasse uma reprodução da escultura roubada.

Pedro Nunes Machado foi funcionário da CEEE por 35 anos, começando como eletricista e trabalhou por grande parte do estado implantando linhas de transmissão, chegando ao posto de chefe de setor.

A imagem da santa é, na verdade, um conjunto de duas peças. Uma representando Santa Ana e outra de Maria, ainda menina, recebendo ensinamentos de sua mãe. É uma reprodução fiel da imagem que foi roubada na igreja há 34 anos.


O artista
Nascido em Nova Araçá, o escultor Valter Frasson vive em São Leopoldo desde 1978 e dedica-se à arte da escultura desde os 15 anos de idade, quando morava em Caxias do Sul. É um especialista em arte sacra. Ele é formado em engenharia civil, pela UNISINOS.

Mesmo formado engenheiro, Frasson é profissional da arte em tempo mais do que integral. Chega a trabalhar 15 horas por dia e já produziu cerca de mil obras. Muitas delas compostas de mais de uma peça, como no caso das imagens de Santa Ana e sua filha Maria.

No saguão da Prefeitura de São Leopoldo se pode apreciar uma obra sua descrevendo a evolução do município, que levou quase um ano e meio para ser concluída.

Em Porto Alegre doze igrejas contam com obras do artista e, além de estátuas, ele já esculpiu bustos, painéis, relevos, brasões, portas, brasões, móveis e imagens sacras.

A fama do artista leopoldense já corre o mundo e obras suas estão presentes no santuário de Nossa Senhora em São Paulo. Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, produzida por ele, está hoje em Roma.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital