OFERECIMENTO:
So Sebastio do Ca - Quarta-Feira, 07 de Junho de 2017 - Hora:08:00

Produtores caienses deverão colher, neste ano, 17 milhões de quilos de bergamota

A área plantada com bergamoteiras dobrou nos últimos oito anos e o cultivo do limão Taiti já chega a 100 hectares

O ótimo desempenho da citricultura caiense foi comemorado com festa realizada na propriedade do produtor Irani Fritsch, no Campestre de Santa Terezinha /Foto de Ricardo Marques

Num raro dia de tempo bom, nessa temporada de chuvas interminável, os citricultores do Vale do Caí se encontraram para confraternizar e discutir questões importantes da sua atividade.

Realizado na propriedade do produtor Irani Fritsch, em Campestre de Santa Terezinha, o evento reuniu cerca de 100 técnicos, produtores e administradores públicos, o evento teve caráter festivo.

Segundo o secretário da agricultura de São Sebastião do Caí, Vilson Rech, a área plantada com bergamotas no município dobrou nos últimos oito anos e a previsão para este ano é de colher 17 mil toneladas.

Levantamento feito pela EMATER, aponta que o Caí tem 854 hectares plantados com cítricos (incluindo laranjas e limões) e 413 deles são destinados à plantação de bergamotas. O limão taiti é outro destaque da citricultura caiense, com 100 hectares plantados. Ainda segundo o secretário Vilson Rech, a expectativa desse ano é de que, nesse ano, sejam colhidas 20 toneladas de frutas por hectare.

Para tornar os pomares do município ainda mais produtivos, será realizado - provavelmente em maio do próximo ano - o Ciclo de Palestras Sobre Citricultura. Um evento estadual que será realizado no Caí, com palestras e trabalhos de campo visitando o aprimoramento do cultivo.

Na festa realizada no último sábado, foram homenageados o atual e anteriores secretários municipais da agricultura Vilson Rech, Donato Gossler, Vasco Leão e Roque Schroeder, além do produtor Irani Fritsch e o técnico da Emater Luiz Maurício Finkler.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital