OFERECIMENTO:
Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2017 - Hora:08:00

Região tem plano estratégico de desenvolvimento

Alzir Bach mostra o levantamento feito em 19 municípios

Guilherme Baptista/FN

Um amplo levantamento, de 178 páginas, referente ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional de 2015-2030, do Vale do Caí, está sendo entregue em Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Bibliotecas e outros locais da região.

Conforme o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento, Alzir Aloísio Bach,todos os 27 Coredes do Estado entregaram o levantamento ao Governo. O material deve também servir de base para os municípios para verificar os pontos fracos e fortes de cada cidade, com dados referentes a economia, potencialidades e necessidades.

A pesquisa foi realizada ao longo do ano passado e constata a necessidade de ampliação de investimentos na infra-estrutura, como melhorias na malha viária com interligação asfáltica rural, facilitando o escoamento da produção. Também apontou que a agricultura familiar é o grande alicerce da economia regional e bastante diversificada, destacando-se a avicultura, suinocultura, fruticultura e outras culturas. Por isso entre as maiores empresas da região já se percebe a predominância das agroindústrias. Outros segmentos importantes são da indústria moveleira e da cerâmica.

O levantamento incluiu os 19 municípios do Vale do Caí. "Temos que melhorar a infraestrutura, com boas estradas para o escoamento da produção e deslocamento dos moradores", frisa Alzir, lembrando a necessidade da conclusão de asfaltamentos como da Transcitrus e da estrada entre Caí e Hortêncio, além de uma nova ponte sobre o rio Caí entre Pareci Novo e São Sebastião do Caí. Também medidas de contenção das enchentes, videomonitoramento, mais segurança, maior capacidade de energia, desenvolvimento do turismo regional, entre outras demandas tão importantes. Para Alzir, o desenvolvimento sustentável passa por maiores investimentos em pesquisa e inovação tecnológica. E a união da região é fundamental para o sucesso das políticas de desenvolvimento regional.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital