OFERECIMENTO:
Bom Princípio - Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017 - Hora:08:00

Sábado de mutirão no Outubro Rosa

Exames de prevenção ao câncer serão realizados

/Arquivo/FN

O próximo sábado será de mutirão de mulheres na prevenção ao câncer em Bom Princípio, dentro da programação do Outubro Rosa. Pela manhã terá palestra no Centro de Cultura e Eventos no Parque Municipal. E na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro estarão sendo feitas coletas de amostras para exame de prevenção ao câncer de colo de útero (pré-câncer) e agendados exames de mamografia – para pacientes que já tiverem o encaminhamento médico. No caso da palestra, começará às 10 horas e estará a cargo do médico mastologista José Luís Pedrini, de Porto Alegre. Ele falará sobre a importância do autoexame dos seios, do diagnóstico precoce e outras orientações de saúde, além de tirar dúvidas das mulheres. Já as coletas para o pré-câncer no sábado devem ser agendadas antecipadamente na UBS do Centro. Trata-se de um procedimento à disposição das mulheres em qualquer um dos postos de saúde do município, mas que desta vez poderá ser feito também no sábado por mulheres que têm dificuldade de ir ao posto durante a semana. Quanto ao agendamento de mamografias, a ação terá um esforço redobrado da prefeitura para o atendimento de todas as solicitações.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Lilian Juchem, atualmente são cerca de 150 encaminhamentos, para os quais a prefeitura deve inclusive adquirir exames com recursos próprios. “Pelo SUS, a cota do município é de 24 mamografias por mês, feitas em Farroupilha. A Prefeitura vai pagar pela diferença para que possa ser zerada a fila até o final do ano.

Após a ação do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde já entrará no ritmo do Novembro Azul, onde o foco é o público masculino. Nesse caso, o auge será no dia 25 de novembro, também no Centro de Cultura. A palestra para os homens será com o urologista Ivanes Tomazoni, de Caxias do Sul. Ele vai falar sobre a prevenção ao câncer de próstata e haverá no dia coleta de sangue para exame de PSA.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital