OFERECIMENTO:
Bom Princípio - Sábado, 26 de Agosto de 2017 - Hora:08:00

Safra é aberta no Bom Fim Baixo

Evento integra os preparativos para a Festa do Moranguinho

Camila Tempas/Prefeitura

Uma cerimônia na localidade de Bom Fim Baixo marcou ontem, sexta-feira, dia 25, a abertura oficial da safra de morangos em Bom Princípio, e assinalou a reta final para o início da 17ª Festa Nacional do Moranguinho, que começa no próximo dia 7 de setembro. A movimentação ocorreu pela manhã na Granja Brandt e teve a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, além da deputada estadual Ana Ortis. Eles foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch, mais o presidente da 17ª Festa Nacional do Moranguinho, César Baumgratz, da rainha Thais Klering e as princesas Sabrina Lermen e Síntia Schweikart, entre outras autoridades e agricultores.

Em sua fala, Minetto destacou a importância da agricultura familiar para o Estado e da festa para impulsionar o setor. Já César e Fábio destacaram o trabalhos dos produtores. “Nada mais justo do que começar por aqui, onde nasce a Festa do Moranguinho”, salientou Baumgratz.

O município espera colher este ano cerca de mil toneladas de sua fruta símbolo, que é produzida por 85 famílias. Além da qualidade que deu fama aos morangos bom-principienses, a fruta é uma das principais referências para manter os produtores em suas terras. Inclusive as novas gerações que estão permanecendo nas propriedades e se qualificando para tocarem adiante os negócios das famílias.

Tudo graças a melhorias como a introdução de estufas altas, que aumentaram a produtividade e possibilitam trabalhar em pé e cobertos da chuva – além de reduzir cerca de 80% a necessidade de insumos químicos. Além da própria produção orgânica, que conta com vários adeptos no município, e dos subsídios pagos pela prefeitura na compra de mudas importadas.

Não por acaso, praticamente 100% da produção bom-principiense é vendida in natura no Ceasa, em Porto Alegre, e em marcados da Região Metropolitana e Serra. E, também não por acaso, o produto é marca de Bom Princípio, com direito a um pórtico de 7 metros de altura, no formado da fruta (e que está ganhando pintura nova na festa), no Parque Municipal.

Durante a Festa do Moranguinho, que vai de 7 a 24 de setembro, serão 2,4 mil amostras da fruta avaliadas na Exposição de Morangos, disputando troféus de 1º a 3º lugares em cada variedade da fruta (Camarosa, SanAndreas, Albion, Chandler e outras). Um total de 120 produtores devem participar da exposição.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital