OFERECIMENTO:
Salvador do Sul - Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017 - Hora:08:00

Salvadorenses se despedem de Erno Kirch “Cafuringa”

Cafuringa tinha na literatura uma de suas grandes paixões

/Cleo Meurer/Arquivo/FN

Foi sepultado, na tarde dessa terça-feira, no cemitério católico de Salvador do Sul, o corpo de Erno Inácio Kirch. O professor, popularmente conhecido como Cafuringa, tinha 68 anos e não resistiu a um infarto.

Com uma vida toda dedicada à educação e à cultura, Cafuringa era muito estimado na região. Formado em Letras pela Unisinos, deu aulas de Português, Inglês e Alemão em escolas de Salvador do Sul e São Pedro da Serra. Também oferecia aulas particulares de música, canto e matemática.

Por anos, assinou uma coluna semanal no jornal Expressão Regional, sempre com textos no dialeto Hunsrück. Escrever, aliás, era uma grande paixão do professor, que publicou três livros. A primeira obra de Kirch veio em 2010: Gute Deutsche Geschichte (Boas histórias em alemão), que reúne cerca de 300 textos, sendo a absoluta maioria escrita no dialeto Hunsrück.

Em 2013, durante a 10ª edição da Festur, lançou o livro “Brincando com a rima”, que abrange assuntos diversos, como a natureza, a agricultura e o amor, valorizando o cotidiano local. Já em 2015, veio a obra intitulada “Palavras movem montanhas”, uma reunião de poesias com temas diversos, tendo Salvador do Sul como enfoque especial.

Já há alguns anos, Cafuringa sofria com complicações do diabetes. No início da noite do último domingo, passou mal em sua residência e foi encaminhado ao Hospital São Salvador. Diante da gravidade do seu quadro de saúde, foi transferido para o Hospital da Unimed, em Montenegro, onde faleceu na tarde da segunda.

A notícia causou comoção na comunidade salvadorense. Ex-alunos fizeram questão de prestar homenagens e reconhecer a importância do trabalho do educador em suas vidas através de manifestações em redes sociais.

O velório foi realizado na capela mortuária da cidade. A missa de corpo presente, na Igreja Três Santos Mártires das Missões, teve grande acompanhamento.

Casado com a educadora Maria Inês Gallas Kirch, Cafuringa deixa também a filha Andréia Gallas Kirch.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital