OFERECIMENTO:
Montenegro - Tera-Feira, 05 de Setembro de 2017 - Hora:08:00

Semana Farroupilha não terá shows no Parque Centenário de Montenegro

No Caí a programação já está sendo divulgada e terá grandes atrações

Desfile Farroupilha deverá ocorrer, mas o Parque Centenário não vai receber apresentações /Arquivo/FN

Um dos principais eventos de Montenegro neste ano estará bastante prejudicado. Falta um mês para normalmente iniciar a programação da Semana Farroupilha e até agora não tem nada definido. “Sempre fizemos com bastante antecedência.

Nesta época já tinha que ter programação definida e sendo divulgada”, lamenta Lauro de Andrade, que por nove anos presidiu a comissão organizadora do evento. “Desde 2001 a Semana Farroupilha ocorre no Parque Centenário. Tem que sair”, completa.

O vereador Felipe Menezes chegou a realizar uma reunião na Câmara para tratar do assunto, pois estava preocupado com a demora na organização e o risco de não ter a programação da Semana Farroupilha neste ano. No encontro foi informado sobre o atraso na prestação de contas ainda do ano passado, com várias pendências. Em 2016 foram liberados pela Prefeitura em torno de R$ 50 mil para o evento e ocorreram shows como de João de Almeida Neto, Timbre Gaúcho, Daniel Torres, entre outros, além de tertúlias, apresentações artísticas, danças, fandangos, atividades campeiras, praça de alimentação e o acampamento farroupilha. O presidente da comissão, Gilberto Metzen, garantiu que a prestação de contas estava encaminhada, mas disse que o Parque Centenário não teria condições de sediar a programação deste ano porque está interditado para evento, conforme teria sido informado pela Prefeitura. Já a Prefeitura informou que o problema é a falta de prestação de contas. “Prometeram que fariam de tudo para o Centenário estar pronto para a Semana Farroupilha.

O município tem a obrigação de fazer o evento”, entende o vereador Felipe.


Programação diferente
O diretor de cultura do município, Marcelo de Mello, confirma que ainda existem pendências na prestação de contas da edição anterior da Semana Farroupilha. “Ficamos muito preocupados. Vamos tentar realizar a programação de uma maneira diferente”, informou, sobre a possibilidade de uma parceria com a Associação Tradicionalista Montenegrina (ATM).

Marcelo informou que, como tem a pendência do ano passado nas contas, não tem como fazer um novo convênio para liberar recursos para este ano. Em reunião com a ATM nesta semana, foi proposta uma programação integrando os CTGs, mais a chegada da chama crioula na Praça Rui Barbosa e o tradicional desfile no feriado de 20 de setembro. Uma reunião com os patrões dos CTGs, para apresentar a proposta, está prevista para a próxima segunda-feira, às 19h30min.

O presidente e o vice-presidente da ATM, Marcio Mombach e Estevão Carpes de Oliveira, aprovam a idéia de fazer uma programação integrando os CTGs e entidades tradicionalistas. “Não teremos recursos para shows, mas podemos fazer como era antigamente, com as atividades nos CTGs”, lembra Estevão. Ele diz que ainda poderia ocorrer um torneio de tiro de laço e gineteadas, no Parque Centenário, em 16 e 17 de setembro. Considera que estas atividades campeiras seriam interessantes, pois neste ano não ocorreu nenhum rodeio no parque. “O Parque Centenário tem condições”, garante Estevão. Inclusive ele diz que deverá estar liberada a área do parque para quem quiser acampar durante a Semana Farroupilha. Só não estão previstas para o Centenário os shows, tertúlias, praça de alimentação e toda a estrutura que tinha nos anos anteriores. Talvez isso retorne a partir de 2018, já que está previsto em lei municipal que o Parque Centenário deve ser o palco da Semana Farroupilha. Mas é preciso que o parque esteja em condições de estrutura e que sejam regularizadas todas as contas da edição anterior do evento.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

O que vai acontecer com Lula?
Será preso
Nenhuma das opções
Voltará a ser presidente


Escritrio Comercial S. S. do Ca:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritrio Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administrao:
Rua Fato Novo, N 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Ca | RS | Por Nigma Agncia Digital