OFERECIMENTO:
Montenegro - Quarta-Feira, 03 de Janeiro de 2018 - Hora:11:00

Soldado montenegrino ajuda cadeirante a tomar banho no mar

Presente de Natal, no Balneário Pinhal, teve grande repercussão

Guarda-vidas Pedroti ajudou a levar Luis Fernando até a água /Facebook/Reprodução

Pelo segundo ano o soldado Taigor Pedroti está atuando como guarda-vidas (salva-vidas) na Operação Golfinho. Com seis anos de Brigada Militar em Montenegro, Pedroti, 29 anos, viveu uma situação inusitada na última quarta-feira, 27 de dezembro, proporcionando, junto com familiares de um veranista, um verdadeiro presente de Natal no Balneário Pinhal, no Litoral Norte gaúcho, onde está trabalhando.

Familiares de Luis Fernando Silva Freitas, 42 anos, morador de Porto Alegre, entraram em contato com Pedroti, perguntando se tinha a possibilidade de lhe proporcionar uma surpresa. Queriam lhe presentear com um banho de mar.

Luis está paraplégico faz cerca de vinte anos devido a um acidente de carro. Sem movimento nas pernas e pesando aproximadamente 130 quilos. Mas revelou ao soldado Pedroti que gostaria muito de um banho de mar.

Pedroti e o irmão do cadeirante, Cristiano Silva Freitas, 44 anos, com muito cuidado e esforço, conseguiram levar Luis Fernando até a água. O gesto foi considerado uma verdadeira “lição de vida”, gerando muitos elogios nas redes sociais e noticiários pelo Estado. “A felicidade de Luis Fernando estava estampada em seu rosto”, escreveu Pedroti, em sua página no facebook da internet, onde compartilhou o momento de emoção.

Pedroti aproveitou a “lição de vida” como mensagem de Feliz Ano-Novo. “Tanta gente por aí que tem duas pernas boas, saúde e força para correr atrás de seus sonhos e objetivos, e só sabem reclamar da vida. E o Luis Fernando ali, feliz.

Mesmo com suas deficiências, não estava reclamando. Também não estava preocupado em receber presentes materiais no Natal e sim queria poder tomar um banho de mar. E recebeu este presente. Espero que em 2018 possamos dar mais valor para o que temos como a nossa saúde, fé, amigos e a família”, escreveu o soldado montenegrino, ao desejar um feliz 2018.


Campanha por acessibilidade
Fazia mais de dois anos que Luis Fernando não tomava um banho de mar. Além de agradecer ao soldado Pedroti e aos familiares que o ajudaram, o cadeirante aproveitou para junto com o guarda-vidas e parentes lançar uma campanha por mais acessibilidade. “O mais importante é fazer com que todo cadeirante ou qualquer portador de deficiência física, idoso e crianças com problemas de locomoção, podem sim ir a beira do mar aproveitar a praia como todas as outras pessoas. Quero, com toda essa repercussão, gritar para todo mundo ouvir: venham deficientes em geral, vamos para a beira mar e sempre felizes, porque a vida é uma só. Não adianta ficar em casa pensando o que os outros vão pensar e sim botar a cara pra bater e ser feliz!”, escreveu Luis Fernando.

Pedroti destaca que os heróis desta história são Luis Fernando e sua família. “O Luis Fernando é uma pessoa especial e guerreira, um exemplo de superação. E adorado por todos. Seus familiares são verdadeiros anjos, que cuidam dele por amor. Espero que a repercussão dessa história sirva para as autoridades darem mais atenção através de acessibilidade para quem é cadeirante ou portador de qualquer necessidade especial. Não fiz mais do que meu trabalho. E assim como eu, diariamente os colegas guarda-vidas fazem estes mesmos atos de solidariedade e humanidade. E vamos juntos nesta luta por mais acessibilidade e inclusão nas praias gaúchas”, escreveu Pedroti.

O policial militar de Montenegro não esperava tanta repercussão, mas espera que com isso tenha de fato mais acessibilidade. Destaca a importância de permitir o acesso de veículos de pessoas com deficiência, além da disponibilidade de cadeiras especiais para banhos no mar e o auxílio de profissionais qualificados. Com isso, poderá ser oferecido o “presente” para mais pessoas.

OFERECIMENTO:

colunas e blogs

o Vale quer saber

Não há enquetes disponíveis para votação no momento


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital