OFERECIMENTO:
Quarta-Feira, 27 de Março de 2013 - Hora:03:49

Tennessee, a terra do rei do rock Elvis Presley

O estado é berço da country-music

Nashville é a capital e também a segunda cidade mais populosa do Tennessee

A localização privilegiada e a sua ligação com ícones da cultura norte-americana fazem do Tennessee um ponto de parada obrigatório no sul dos Estados Unidos. Oito Estados do sul e do meio-oeste norte-americano cercam o Tennessee. Talvez por esse motivo, esse Estado tornou-se um caldeirão de influências que resultaram em uma forte musicalidade, a "country music".

Mas o visitante não vai apenas ver chapéus de caubóis pelas ruas das cidades. O Tennessee também é a terra do rei do rock Elvis Presley, do mais famoso uísque bourbon, o Jack Daniels, e tem um dos melhores hotéis do sul norte-americano, o Opryland.

Também conhecida como a trilha sonora do interior norte-americano, a "country music" tem como sua capital máxima Nashville. A cidade oferece uma grande quantidade de bares e restaurantes com o tema country e muita música ao vivo, principalmente na Second Avenue. Aliás, para assistir aos melhores shows, Nashville também tem os locais certos. Um deles é o Grand Ole Opry, onde são apresentados shows todas as sextas e sábados desde 1925. Para os fãs do gênero, outro ponto imperdível é Country Music Hall of Fame, uma espécie de museu, que abriga cerca de três mil itens, como roupas, artigos pessoais e manuscritos de músicas das estrelas "country". O passeio também inclui uma visita guiada pelo legendário Studio B, onde artistas como Dolly Parton, The Everly Brothers e Elvis Presley gravaram alguns de seus sucessos.

O Tennessee é conhecido como "Estado Voluntário” devido ao seu papel pacificador na Guerra Civil Americana (1861 a 1865). Por isso podem ser encontrados museus com acervo farto sobre o conflito, como Tennessee State Museum, onde também podem ser vistas peças pré-históricas e artigos que pertenceram às tribos indígenas que ali viviam. Aliás, o nome do Estado significa "lugar de reunião", que foi cunhado pelos indígenas.

Assim como o museu, a Belle Meade Plantation e The Hermitage resgatam um pouco dos Estados Unidos do Século XIX. Em Belle Meade há também um museu, com guias vestidos com roupas da época que levam os visitantes por salas com móveis e carruagens antigos. The Hermitage foi residência do sétimo presidente dos Estados Unidos, Andrew Jackson. A casa apresenta uma recriação do tempo em que ele morou ali. Jackson governou o país de 1837 a 1845.

A dica de hospedagem é o maravilhoso Hotel Opryland, um dos mais belos daquele país. Mesmo não se hospedando lá, ainda é possível desfrutar de suas atrações. Nas alas Cascades e Conservatory, o visitante pode percorrer uma estufa que abriga plantas de vários países, como a vitória-régia amazônica e onde são exibidos shows de som e luz. Na ala Delta, barcos com capacidade para até 25 pessoas percorrem um rio artificial. No hotel ainda podem ser encontradas 30 lojas, 15 restaurantes e dez bares. Todos os anos, logo no início do mês de novembro, mais de dois milhões de lâmpadas são colocadas na fachada do Opryland, para a decoração de Natal. Tem ainda um shopping, o Opry Malls, onde podem ser encontradas lojas tipo outlet, boutiques de grife, restaurantes temáticos e entretenimento.

Cheekwood, também conhecido como Tennessee Botanical Garden & Museum of Art, é outro ponto de interesse na capital do Estado. Até 1920, Cheekwood foi uma fazenda. Hoje seus 223 m2 abrigam um museu de arte, um jardim botânico, uma trilha com esculturas de madeira e um restaurante. Na primavera, os jardins ficam ainda mais exuberantes e as famílias aproveitam para fazer piquenique.

Mas é a Graceland, morada de Elvis Presley, um dos pontos mais visitados do Estado. Localizada na cidade de Memphis, a casa do rei do rock atrai fãs e curiosos, que querem conhecer a exótica casa do cantor. Entre as salas mais curiosas estão a de estar, totalmente branca, e a de troféus, onde estão algumas das roupas e objetos usados por Elvis, além das centenas de discos de ouro e prêmios contabilizados por ele durante toda a sua carreira. Por lá também é possível conhecer o avião que pertenceu ao rei e sua coleção de carros, que inclui um Cadillac cor-de-rosa de 1955.

Outra atração para os fãs da música dos anos 60 é o Sun Studio, por onde passaram B.B.King, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, Johnny Cash e Elvis.

Memphis foi o palco do assassinato de Martin Luther King Jr, em 1968. O local do crime, o Motel Lorraine se transformou no National Civil Rights Museum. O primeiro do tipo no país, o museu conta a história do movimento pelos direitos civis que aflorou na década de 60 e que defendeu a igualdade entre os negros e brancos.

Além da boa música, o Tennessee também é a casa do melhor bourbon. No município de Lynchburg está a destilaria Jack Daniels, que tem o registro mais antigo do país. A destilaria oferece um tour gratuito de 70 minutos em que o visitante conhece todos os passos para a fabricação da famosa bebida. É aberta todos os dias, exceto nos feriados de Ação de Graças, Natal e Ano Novo.

O que você acha? O Tennessee não é um belo lugar para passar suas férias de verão? Por isso, pense rápido e comece a planejar, senão não dá tempo de organizar tudo.

colunas e blogs

o Vale quer saber

Em caso de queda do presidente Temer, você gostaria de:
Eleição Indireta
Eleição Direta


Escritório Comercial S. S. do Caí:
Avenida Dr. Bruno Cassel, 179
Fone / Fax: (51) 3635-1900

Escritório Comercial Montenegro:
Rua Oswaldo Aranha, Via Verde, 1467
Fone / Fax: (51) 3632-9680

Administração:
Rua Fato Novo, Nº 11
Fone / Fax: (51) 3635-1428

Contato
Todos os Direitos Reservados | Jornal Fato Novo | Vale do Caí | RS | Por Nigma Agência Digital