Nos últimos anos os encontros de carros antigos viraram uma verdadeira febre. Eles ocorrem em todo estado, quase sempre em parques ou praças públicas.
No Vale do Caí, eles acontecem em quase todas as cidades. Mas nenhum desses encontros pode ser comparado com o Encontro de Carros Antigos de São Sebastião do Caí, realizado anualmente desde 2012.
No próximo dia 1º de Maio vai acontecer a sexta realização do evento, que cresce ano a ano. No ano passado, mais de 800 veículos foram expostos no evento e o presidente da Associação de Carros Antigos de São Sebastião do Caí, Júlio Cesar Mello, espera que - se o tempo for bom - essa marca possa ser superada.
Boa parte desse sucesso se deve ao empenho do presidente e demais membros da associação. Em praticamente todos os fins de semana do ano eles visitam outros eventos que acontecem pelo estado, sempre divulgando o evento caiense. O que faz com que os antigomobilistas das cidades visitadas retribuam a visita comparecendo ao evento do Caí. Como, atualmente, ocorrem mais de um evento desse tipo por semana, os membros da associação se dividem, indo um grupo deles em cada cidade na qual esteja ocorrendo um encontro do gênero.
No Caí, a Associação de Carros Antigos promove quatro eventos por ano, além de carros antigos, faz outro de bicicletas antigas e dois no santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, no bairro Conceição: o Volks Camp (um acampamento de proprietários de fuscas e derivados e a procissão com carros antigos na festa de Nossa Senhora Aparecida.
27 mil reais
Na última edição do Volks Camp, realizado em março, o Clube de Carros Antigos do Caí promoveu o sorteio de um Fusca, que rendeu R$ 27 mil doados para a construção da igreja do santuário. A ganhadora foi a caiense Solange Lorscheitter.